VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Benefícios do Seguro de Vida

Conheça os principais benefícios do Seguro de Vida

0 38

Benefícios do Seguro de Vida

Quando pensamos em seguro, geralmente apontamos o nosso pensamento para os bens materiais. Essa preocupação com o patrimônio, se por um lado é positiva e até responsável, por outro, pode abafar o cuidado que deveríamos ter com o bem maior que nós possuímos: a vida. É para nos aprofundarmos melhor nesse assunto que, no artigo de hoje, vamos mostrar o que é e quais são os benefícios do Seguro de Vida

O que é um seguro de vida?

Essa modalidade de seguro foi estabelecida para cumprir uma função muito simples: amparar seus familiares, ou quaisquer dependentes que você possa ter, caso alguma eventualidade impeça que você sustente-os.

Nesse sentido, as empresas seguradoras garantem que seus familiares e entes queridos recebam uma indenização, caso lhe ocorra uma fatalidade. Há também outras coberturas adicionais, tais como:

  • Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA),
  • Invalidez Permanente Total por Acidente (IPTA)
  • Invalidez Funcional Permanente Total por Doença Antecipação (IFPDA) e,
  • Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente com Majoração (IPAM).

Desse modo, mediante a um pagamento mensal conhecido como prêmio, os beneficiários escolhidos por você, contratante ou segurado, e registrados em um documento conhecido como proposta, garantido por uma apólice, são indenizados se por ventura suceder alguma tragédia.

Quais os benefícios de um seguro de vida?

Além de uma boa noite de sono, sem preocupações, a contratação de um seguro de vida traz inúmeros benefícios para o contratante e seus beneficiários. Claro que pode haver uma pequena variação de seguro para seguro, mas no geral eles possuem benefícios muito semelhantes.

Um dos mais destacados é a cobertura de doenças graves. O benefício pode ser utilizado pela própria pessoa que contratou o seguro.Caso a doença que se abateu sobre o indivíduo tiver sido preestabelecida no contrato, o segurado pode retirar em vida o dinheiro investido. Além de ser extremamente útil, o seguro de vida pode ser fundamental em um momento como esse.

Outro ponto bastante vantajoso é a isenção do Imposto de Renda (IR). Além disso, existe também a possibilidade de isenção do Imposto Transmissão de Causa Mortis e Doações (ITCM).  Além do mais, como esse tipo de recurso não entra no inventário, é passado diretamente para o familiar. Assim, a indenização ocorre poucos dias após o sinistro e sem burocracia.

Como se não bastasse, o seguro de vida é um instrumento de auxílio que resguarda qualquer pessoa. Não sendo obrigatório que o beneficiário seja um familiar ou um herdeiro. Inclusive, a divisão de bens pode ser feita de maneira aleatória, favorecendo um ou, até mesmo, excluindo outro.

Continue aprendendo

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos,e conheça o nosso Canal no Youtube.

Conheça também o nosso Programa VC Investimentos e confira os principais relatórios e informações a respeito de Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimentos (Renda Fixa, Multimercados, Ações), Fundos Imobiliários, COEs, Investimentos no Exterior, Previdência Privada, Seguros, Ações (com foco no longo prazo) e montagem de carteira. Para saber mais, clique aqui.

Sobre a autora

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

Fale com a gente e tire suas dúvidas: Contatos Zahl

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?