VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Como investir no tesouro direto para aposentadoria

Conheça uma das formas mais inteligentes de poupar dinheiro

0 168

Como investir no tesouro direto para aposentadoria

Hoje veremos como investir no tesouro direto para aposentadoria

Você já Planejou sua Aposentadoria?

A aposentadoria é um tema que preocupa a maioria da população. Não é para menos, já que a partir de determinada idade, o indivíduo não pode exercer atividades remuneradas e precisa. Portanto, contar com um auxílio financeiro que lhe permita manter um padrão de vida seguro e confortável.

Na maior parte dos casos, essa renda é obtida por meio da Previdência Social. Entretanto, muitas pessoas buscam alternativas que possam ser até mais vantajosas. Esse é o caso do Tesouro Direto.

Mas, afinal, como fazer isso? Existe um valor mínimo para investimento? Se você ficou interessado, aprenda a seguir como investir no Tesouro Direto para aposentadoria e como essa aplicação pode ser uma forma eficaz de planejar o seu futuro.

O que é o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um programa destinado à comercialização de títulos públicos para pessoas físicas através da internet. Ao realizar a aplicação, você empresta determinada quantia ao governo e, após o prazo de vencimento do título, você pode reaver o valor investido acrescido de juros. Se comparado a outros tipos de investimentos, o Tesouro Direto é o mais seguro.

Como investir para aposentadoria?

A regra é simples: quanto mais cedo você começar a investir na aposentadoria, maiores serão os rendimentos. Para uma pessoa de 30 anos, por exemplo, investir no Tesouro Direto pode ser uma excelente opção para garantir uma vida confortável na velhice.

Para começar a investir no Tesouro Direto, é necessário abrir conta em uma corretora, o que não quer dizer que você não possa gerenciar sozinho suas aplicações posteriormente. Antes disso, porém, é importante refletir sobre algumas questões, como a idade em que você pretende se aposentar e por quanto tempo deseja utilizar o dinheiro acumulado.

Tal planejamento refletirá na escolha do título em que se pretende aplicar. Dentre as opções, o chamado Tesouro IPCA+ é uma das mais interessantes para quem deseja investir no Tesouro Direto para aposentadoria.

Esse título, que possui prazos de vencimento mais longos, rende uma taxa fixa preestabelecida no momento da compra (atualmente, em torno de 5% ao ano), mais a variação da inflação, determinada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). O valor do resgate, portanto, estará acima da inflação.

Nesse tipo de investimento, você paga taxas menores em relação à previdência privada. A custódia do título, é de 0,3% ao ano, e taxa administrativa que muda conforme com a corretora. A maioria delas, porém, já não cobra mais essa taxa.

Lembrando que, o título sofre tributação de Imposto de Renda no momento do resgate.

Quanto investir?

O valor do investimento dependerá de algumas questões já citadas, como idade de aposentadoria e tempo de uso do dinheiro. O que podemos afirmar, porém, é que se você ainda tem bastante tempo até a aposentadoria, deve começar a investir um valor que caiba no seu orçamento. O ideal seria em torno de 10% da renda mensal. Além disso e manter regularidade dos aportes é muito importante.

É possível, inclusive, realizar uma simulação no site do Tesouro Direto, o que irá gerar uma estimativa de quanto você pode lucrar de acordo com o valor investido. Se preciso, conte com o apoio de seu assessor de investimentos. Ele pode auxiliar na escolha do melhor Título para o seu perfil.

Continue aprendendo

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos,e conheça o nosso Canal no Youtube.

Conheça também o nosso Programa VC Investimentos e confira os principais relatórios e informações a respeito de Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimentos (Renda Fixa, Multimercados, Ações), Fundos Imobiliários, COEs, Investimentos no Exterior, Previdência Privada, Seguros, Ações (com foco no longo prazo) e montagem de carteira. Para saber mais, clique aqui.

Sobre a autora

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

Fale com a gente e tire suas dúvidas: Contatos Zahl

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?