VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Taxa Selic e CDI – conheça suas diferenças e sua relação

Taxa Selic e CDI, entenda como funcionam e se relacionam

0 1.314

Taxa Selic e CDI – conheça suas diferenças e sua relação

Todo investidor quando começa a investir, depara-se com uma série de palavras novas, como LCI, LCA, Renda Fixa, Tesouro Direto, entre outras. Porém é de fundamental importância que todo investidor entenda o que é Taxa Selic e CDI.

De início, podemos te dizer que ambas se tratam de indexadores que servem para regular certas operações financeiras. Quer saber mais? Fique conosco e continue a leitura.

O que é a taxa Selic?

A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é a taxa de juros que serve como parâmetro para a economia brasileira. A taxa conhecida como o índice base para remunerar as instituições financeiras que emprestam dinheiro umas as outras utilizando como garantia os títulos do tesouro nacional. Nesse caso, temos a Selic Over, modalidade especificamente designada para operações interbancárias.

Serve não somente para remunerar os bancos, mas também as pessoas físicas que adquirem os títulos públicos que têm como indexador a taxa Selic, que pode variar mês a mês, podendo afetar os investimentos. Aqui, temos o Selic Meta.

O que é a taxa CDI?

Já a CDI, que significa Certificados de Depósito Interbancários, é a taxa de remuneração que é paga quando uma instituição financeira solicita empréstimo a uma outra. Em resumo, trata-se de uma operação privada entre os bancos. Funciona para lastrear as operações do mercado interbancário e serve como referência para este setor.

Quais as principais diferenças entre as taxas CDI e Selic?

Podemos dizer que existem algumas diferenças entre a taxa CDI e a taxa Selic. A primeira é que a taxa CDI é determinada pelas instituições financeiras, com base em acompanhamento regular da taxa Selic. Já taxa Selic é determinada pelo governo federal.

A segunda diferença é que a CDI se trata de uma taxa que serve como parâmetro para os empréstimos entre bancos privados. Já a Selic, serve como indexador para empréstimo entre bancos que se valem dos títulos públicos como garantia.

A taxa Selic influencia toda a economia brasileira, servindo, inclusive, como parâmetro para as operações financeiras. Já a CDI tem mais incidência nas operações interbancárias.

Quais a relação entre as taxas CDI e Selic?

Como dissemos, a taxa Selic influencia toda a economia brasileira, incidindo também nas operações financeiras, que se valem de tal taxa para definir seus indexadores, o que é o caso do CDI.

Mas qual é, de fato, a relação entre a taxa CDI e a Selic? Assim como acontece com a Selic, alguns investimentos também utilizam a taxa CDI como referência. Porém, convém ressaltar que o investidor não pode aplicar diretamente na CDI, prerrogativa que só cabe aos bancos.

Como a CDI se baseia nas variações da Selic, tendo como diferença geralmente 0,2% a menos, os seus rendimentos irão depender, necessariamente, da variação desta última taxa.

Conseguiu entender que a Selic influencia diretamente na definição da taxa CDI, logo em seus investimentos?

Continue aprendendo

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos,e conheça o nosso Canal no Youtube.

Conheça também o nosso Programa VC Investimentos e confira os principais relatórios e informações a respeito de Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimentos (Renda Fixa, Multimercados, Ações), Fundos Imobiliários, COEs, Investimentos no Exterior, Previdência Privada, Seguros, Ações (com foco no longo prazo) e montagem de carteira. Para saber mais, clique aqui.

Sobre a autora

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

Fale com a gente e tire suas dúvidas: Contatos Zahl

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros. Bons investimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?