VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Onde investir o seu FGTS?

Saiba como investir seu FGTS

0 31

Como funciona o FGTS?

O FGTS é um direito dos trabalhadores e essa quantia pode se multiplicar se for bem investida. Muita gente passa anos economizando ou se perguntando como guardar dinheiro para começar a aplicar, mas ao sacar o seu FGTS você tem uma oportunidade valiosa.

Os saques do FGTS geralmente acumulam uma quantia considerável que pode ser aplicada em um investimento e assim render um bom dinheiro para você.

Muita gente comete o erro de colocar esse dinheiro na poupança, isso é um desperdício, pois a poupança rende abaixo da Taxa Selic, e por isso não é considerada um bom investimento. Isso quer dizer que quem coloca o dinheiro na poupança está, de certa forma, perdendo dinheiro, pois seus rendimentos poderiam ser muito maiores.

Surge então uma pergunta importante: como investir dinheiro? Temos algumas dicas para te ajudar a investir o seu FGTS, de acordo com o prazo de retorno que você busca:

Curto prazo

Boa parte das pessoas que querem investir o seu FGTS são iniciantes no assunto, por isso, o melhor é buscar opções mais seguras, como as de renda fixa. Quem quer um rendimento diário, com a possibilidade de ser sacado de um dia para o outro, pode optar por investir no Tesouro Selic, que é bastante seguro por ser emitido pelo Tesouro Nacional e rende o mesmo que a Taxa Selic.

Há ainda outros investimentos seguros, garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), como o CDB (Crédito de Depósito Bancário), que pode ter liquidez diária. Se você busca aplicações isentas de impostos e pode esperar alguns meses para fazer o resgate, deve considerar investir em LCI (Letra de Crédito Imobiliário) ou LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).

Os fundos de investimento também oferecem alta liquidez e rentabilidade maior, porém possuem um pouco mais de risco, isto é, estão sujeitos a uma maior oscilação de rendimentos.

Médio prazo

Se você tem mais tempo para ver o retorno financeiro pode ficar feliz, pois isso significa lucros maiores, já que a rentabilidade de investimentos como o CDB, o LCA e o LCI aumentam com prazos maiores. Os fundos de multimercado podem ter rendimentos mais arriscados, mas em médio prazo rendem bem mais do que os investimentos de renda fixa, por isso podem ser uma boa opção, desde que você seja orientado por especialistas.

Longo prazo

O Tesouro Direto disponibiliza diversos tipos de títulos para aplicação, tanto com prazos curtos quanto longos, sendo que o de 2050 é o mais distante no momento. Um dos títulos oferecidos indicados para quem quer fazer um investimento de longo prazo que seja seguro e tenha bons rendimentos é o Tesouro IPCA+, uma aplicação que acompanha a taxa de inflação (IPCA). Assim, você pode proteger seus investimentos de oscilações econômicas imprevisíveis e garantir seus rendimentos.

Conclusão

Como pudemos ver existem diversas opções de investimentos para você aplicar o seu FGTS. caso queria saber mais sobre investimentos, não deixe de conferir nossos E-Books.

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Quer ficar bem informado sempre?