VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Tudo o que você precisa saber sobre CDI

Saiba o que significa CDI e como ele influencia seus investimentos

0 931

Confira nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre CDI e saiba como ele influencia seus investimentos.

O que é o CDI?

Os Certificados de Depósitos Interbancários (CDI) são empréstimos que as instituições financeiras fazem umas às outras com o prazo de um dia. Todas estas transferências são registradas na Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados (Cetip), que faz o cálculo da média dos CDIs e divulga diariamente a taxa do DI.

Mas, se são realizadas apenas entre instituições financeiras, o investidor comum não tem acesso ao CDI, então por que ele é importante mesmo para o mercado de investidores individuais? Porque o CDI serve de referência para os títulos de renda fixa, especialmente fundos DI, tornando-se um indexador de contratos que considera os juros remuneratórios e a inflação.

O CDI pode servir como parâmetro para saber se os títulos valem ou não à pena. Isto porque ele determina títulos com os quais é possível fazer investimentos de baixo risco com uma rentabilidade razoável. Portanto, títulos de baixo risco, como um CDB pós-fixado, por exemplo, que não renda 100% da taxa DI não são um bom negócio.

Aliás, é através dos títulos pós-fixados atrelados ao CDI que o investidor pode ganhar um bom dinheiro. Veja alguns exemplos:

CDB DI

O CDB é o Certificado de Dívida Bancária. Normalmente é oferecido no varejo para investidores. Para investidores que optam pelo título de renda pós-fixada, é possível conseguir papéis cujo rendimento é de 100% da Taxa DI. Existem produtos com renda maior e menor, mas é preciso avaliar outros fatores, como a liquidez do ativo (alguns títulos não podem ser resgatados antes do prazo) e a duração, que está relacionada à quantidade de impostos que serão cobrados no IRPF pelo rendimento do investimento.

Fundos de investimento DI

Também existem fundos de investimento nos quais o cliente pode aplicar o seu dinheiro no banco. O fundo é investido em diversos papéis com rentabilidade atrelada ao DI, e são bastante líquidos, o que é uma vantagem, visto que o dinheiro pode ser resgatado com facilidade a qualquer momento.

Entretanto, também há um ponto negativo: como são fundos, possuem taxas de administração que, neste caso, são consideravelmente altas, o que limita o rendimento. Por isso, sempre compare antes de investir.

DI Futuro

Como você notou, os investimentos ligados ao DI estão relacionados a taxas pós-fixadas. Ou seja, atreladas a um valor que ainda não se sabe, um valor futuro. Entretanto, existem simuladores e especialistas responsáveis por fazer estimativas de quanto deve girar a taxa DI do período em que o investidor precisa.

Lembre-se que o CDI é uma referência de rentabilidade com baixo risco, que se relaciona com a Taxa Selic. Isso ajuda o investidor a aplicar seu dinheiro em títulos públicos com liquidez e boa rentabilidade.

Vale a pena ficar também atento com a relação entre as taxas DI e Selic. Essas taxas são aceitas no mercado como a rentabilidade mínima esperada de qualquer investimento.

Por mais que elas se relacionem, não são iguais. Então, vale sempre tomar cuidado na hora de aplicar seus investimentos em renda fixa ou dívida pública. Lembrando que no site da Cetip é possível verificar a taxa do CDI sempre atualizada.

Como o CDI influencia nos investimentos?

Sempre que o CDI variar, as aplicações que utilizam esse índice como referência sofrerão alteração na rentabilidade. Isso pode significar ganhos ou perdas. As principais aplicações que você pode investir que estão atreladas ao CDI são: CDB, LCI, LCA, Fundos de Renda Fixa e LC.

Então, o CDI é a base de cálculo para rendimento dos investimentos em renda fixa. Por isso, conhecer bem onde você está investindo é fundamental para alinhar suas expectativas com as necessidades e possibilidades.

Precisando de ajuda para investir?

A Zahl Investimentos, uma das empresas responsáveis pela VC Investidor, conta com assessores de investimentos que prestam todo o suporte necessário para você investir. Analisando seu perfil e apresentando as melhores opções para alcançar o seu objetivo, os assessores podem ajudar você a conquistar seu sonho.

E o melhor: tudo isso sem custo algum. É isso mesmo, você não paga nada para abrir e manter sua conta e nem para ser assessorado pela Zahl. Solicite um contato gratuito agora mesmo clicando aqui.

Continue aprendendo

Cadastre seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos,e conheça o nosso Canal no Youtube.

Conheça o Programa VC Investimentos e confira os principais relatórios e informações a respeito de Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimentos (Renda Fixa, Multimercados, Ações), Fundos Imobiliários, COEs, Investimentos no Exterior, Previdência Privada, Seguros, Ações (com foco no longo prazo) e montagem de carteira. Para saber mais, clique aqui.

Sobre a autora

Patricia Pereira Cezar é Agente Autônoma de Investimentos (Código de Assessora: A401) com certificação Ancord, CPA20 e SUSEP. Sócia-fundadora da Zahl Investimentos, atua no escritório de São Paulo. Está no mercado financeiro há 12 anos, desde então vinculada à XP Investimentos. Iniciou como assessora em um antigo escritório, onde se tornou sócia, no ano de 2016, juntamente com outros ex-colegas, e fundou a Zahl Investimentos, onde é assessora de investimentos e sócia majoritária. Além do trabalho dedicado à Zahl Investimentos, também dedica seu tempo ao nosso canal de educação financeira, VC Investidor. Caso tenha interesse de investir de maneira segura e inteligente, não deixe de entrar em contato!

Fale comigo e tire suas dúvidas: patricia.cezar@zahl.com.br ou (11) 4063-1553. Se preferir, fale comigo pelo WhatsApp, clicando aqui.

______

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros. Bons investimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?