VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Vale a pena investir em debêntures?

Saiba como investir em debentures

0 955

Há vários títulos e investimentos que as pessoas podem fazer visando poupar e fazer seu dinheiro render mais. Um dos títulos mais seguros e rentáveis do mercado é a debênture. Apesar de ainda não ser conhecida do ”grade público”, vem atraindo cada vez mais investidores. Afinal, vale a pena investir em debêntures? Confira nesse artigo exclusivo.

O que é uma debênture?

A Debênture é um título privado emitido por empresas. É uma forma que a companhia encontra para captar dinheiro a fim de realizar investimentos internos em suas estruturas ou outros fins. O funcionamento da debênture é, na verdade, bem semelhante ao de um título público de renda fixa. A instituição emite o papel, os investidores compram e, após o tempo definido pela face do título, o cliente na posse da debênture recebe o valor investido acrescido de juros também definidos pela emissão do título.

Contudo, as empresas emitem debêntures pelas razões mais variadas possíveis. Algumas delas são o pagamento de dívidas, investimentos para expansão de estrutura operacional, entre outras.

É importante que o investidor preste atenção à justificativa que levou a empresa a emitir debêntures, pois isso diz muito sobre o risco que este investimento pode oferecer, ou seja, a chance de levar calote ao fim do prazo.

Segurança

É comum que, ao emitir debêntures, as empresas também contratem agências de risco para dar uma nota ao título emitido. As mais comuns são Moody’s, Standard & Poor’s e Fitch. Os rankings variam de empresa para empresa, mas normalmente são estabelecidas notas de A a C (de menor risco para maior risco de calote). Assim, as agências fazem um relatório bastante detalhado do risco em si e o porquê da nota dada. Quanto maior o rating, maior a segurança para o investidor.

As empresas que emitem debêntures são de capital aberto e, por isso, os investidores têm acesso a diversos dados que permitem que ele tenha noção real da situação da empresa e avaliar se o investimento realmente vale a pena.

Rendimento da debênture

A debênture costuma ser um título de risco moderado, dadas as circunstâncias em que as empresas privadas as emitem, por isso, seu rendimento acaba sendo maior. Com isso, uma debênture quase sempre apresenta um rendimento acima dos títulos públicos, que são de risco mais baixo.

Cada empresa e cada debênture tem um valor de face. Em boa parte das vezes, estes títulos de renda fixa têm seu rendimento atrelado a algum indicador, como o IPCA ou a taxa Selic. Uma das debêntures mais rentáveis emitidas no ano passado rendia o IPCA + 8%, por exemplo.

Vale lembrar, ainda, que existem as debêntures incentivadas, que têm a vantagem de não ter cobrança de Imposto de Renda. Além disso, diversas debêntures costumam pagar, semestralmente, os juros na conta do investidor. Dessa forma, o investidor que quer ”fazer renda” tem mais uma interessante opção de investimento.

Por que é um bom investimento?

Apesar do risco, mais alto que em outras aplicações, a debênture é um título de renda fixa que permite ao investidor ter ganhos superiores em Renda Fixa. Dessa forma, é uma ótima opção para diversificar os seus investimentos.

 

Continue aprendendo

Cadastre seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos e conheça o nosso Canal no Youtube.

Conheça também o Programa VC Investimentos e confira os principais relatórios e informações a respeito de Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimentos (Renda Fixa, Multimercados, Ações), Fundos Imobiliários, COEs, Investimentos no Exterior, Previdência Privada, Seguros, Ações (com foco no longo prazo) e montagem de carteira. Para saber mais, clique aqui.

Sobre a autora

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

Fale com a gente e tire suas dúvidas: Contatos Zahl

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros. Bons investimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?