VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Como funciona a rentabilidade do Tesouro Direto

Descubra quanto pode render cada tipo de Título Público

0 310

Como funciona a rentabilidade do Tesouro Direto

Uma das perguntas mais comuns de quem está começando a investir e tem interesse no em Títulos Públicos é entender como funciona a rentabilidade do Tesouro Direto .

O que são Títulos Públicos?

Os Títulos públicos são ativos emitidos pelo Tesouro Nacional para pessoas físicas e jurídicas que, de certo modo, financiam o governo e, em contrapartida, recebem o pagamento de juros em troca.

Antes de tudo, vale dizer que o Tesouro Nacional é apenas um gênero de investimento e os títulos públicos são as espécies dessa modalidade. Cada título público oferecido possibilita rentabilidades diferentes. Vale lembrar ainda, que os Títulos são garantidos pelo Tesouro Nacional.

A seguir, confira quanto você poderá ganhar com base em cada um deles:

Tesouro Selic (LFT)

Trata-se de um título público que é atrelado à taxa Selic (pós-fixado). Ou seja, os seus rendimentos dependerá da variação dessa taxa ao longo dos meses.

Para saber exatamente quanto será o seu rendimento, é importante acompanhar o crescimento da taxa Selic ao ano. Pode ser considerado o título do Tesouro mais conservador.

Tesouro Prefixado (LTN)

Neste título, o investidor sabe, no momento da compra, exatamente quanto serão seus rendimentos. A rentabilidade pode variar a depender do prazo de aplicação. Geralmente quanto mais longo o prazo, maior é a possibilidade de render mais.

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)

O NTN-F é um título, como o nome já diz, prefixado. Isso significa que você ao investir nele saberá exatamente quanto será seu rendimento na data de vencimento da aplicação. A diferença entre esse título e os demais é que o investidor passa a receber pagamentos a cada seis meses, como uma forma de antecipação de sua aplicação.

Tesouro IPCA + NTN-B Principal

O Tesouro IPCA + NTN-B Principal é um título misto, ou seja, parte dele é prefixado e parte é indexado ao IPCA. Em tese, a indexação ao IPCA é uma forma de se proteger da inflação. Isso considerando o fato de que tal título garante um retorno acima desse índice, mantendo o poder de compra do investidor. As taxas prefixadas ao ano e seus rendimentos também podem variar, a depender do prazo de aplicação. Quanto maior for o prazo de aplicação, maior será o rendimento.

Tesouro IPCA com juros semestrais (NTN-B)

É similar ao Tesouro IPCA +, com diferença de que o governo passa a pagar ao investidor de forma semestral, levando em consideração a taxa de rendimento e o índice de inflação. Os seus rendimentos também podem variar, a depender do prazo de aplicação.

Conclusão

Para saber qual será a sua rentabilidade exata, vale a pena realizar a simulação de investimento no próprio site do Tesouro Direto. Os seus rendimentos, como falamos, podem variar e vai depender de uma série de fatores, como, por exemplo, o valor a ser investido, qual tipo de título você escolher e o prazo de aplicação. Não perca mais tempo e saia da poupança.

Continue aprendendo

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos,e conheça o nosso Canal no Youtube.

Conheça também o nosso Programa VC Investimentos e confira os principais relatórios e informações a respeito de Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimentos (Renda Fixa, Multimercados, Ações), Fundos Imobiliários, COEs, Investimentos no Exterior, Previdência Privada, Seguros, Ações (com foco no longo prazo) e montagem de carteira. Para saber mais, clique aqui.

Sobre a autora

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

Fale com a gente e tire suas dúvidas: Contatos Zahl

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros. Bons investimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?