E-mail: falecom@vcinvestidor.com.br
Taxa Selic e CDI – conheça suas diferenças e sua relação
Taxa Selic e CDI, entenda como funcionam e se relacionam
Taxa Selic e CDI – conheça suas diferenças e sua relação
Todo investidor quando começa a investir, depara-se com uma série de palavras novas, como LCI, LCA, Renda Fixa, Tesouro Direto, entre outras. Porém é de fundamental importância que todo investidor entenda o que é Taxa Selic e CDI.
De início, podemos te dizer que ambas se tratam de indexadores que servem para regular certas operações financeiras. Quer saber mais? Fique conosco e continue a leitura.
O que é a taxa Selic?
A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é a taxa de juros que serve como parâmetro para a economia brasileira. A taxa conhecida como o índice base para remunerar as instituições financeiras que emprestam dinheiro umas as outras utilizando como garantia os títulos do tesouro nacional. Nesse caso, temos a Selic Over, modalidade especificamente designada para operações interbancárias.
Serve não somente para remunerar os bancos, mas também as pessoas físicas que adquirem os títulos públicos que têm como indexador a taxa Selic, que pode variar mês a mês, podendo afetar os investimentos. Aqui, temos o Selic Meta.
O que é a taxa CDI?
Já a CDI, que significa Certificados de Depósito Interbancários, é a taxa de remuneração que é paga quando uma instituição financeira solicita empréstimo a uma outra. Em resumo, trata-se de uma operação privada entre os bancos. Funciona para lastrear as operações do mercado interbancário e serve como referência para este setor.
Quais as principais diferenças entre as taxas CDI e Selic?
Podemos dizer que existem algumas diferenças entre a taxa CDI e a taxa Selic. A primeira é que a taxa CDI é determinada pelas instituições financeiras, com base em acompanhamento regular da taxa Selic. Já taxa Selic é determinada pelo governo federal.
A segunda diferença é que a CDI se trata de uma taxa que serve como parâmetro para os empréstimos entre bancos privados. Já a Selic, serve como indexador para empréstimo entre bancos que se valem dos títulos públicos como garantia.
A taxa Selic influencia toda a economia brasileira, servindo, inclusive, como parâmetro para as operações financeiras. Já a CDI tem mais incidência nas operações interbancárias.
Quais a relação entre as taxas CDI e Selic?
Como dissemos, a taxa Selic influencia toda a economia brasileira, incidindo também nas operações financeiras, que se valem de tal taxa para definir seus indexadores, o que é o caso do CDI.
Mas qual é, de fato, a relação entre a taxa CDI e a Selic? Assim como acontece com a Selic, alguns investimentos também utilizam a taxa CDI como referência. Porém, convém ressaltar que o investidor não pode aplicar diretamente na CDI, prerrogativa que só cabe aos bancos.
Como a CDI se baseia nas variações da Selic, tendo como diferença geralmente 0,2% a menos, os seus rendimentos irão depender, necessariamente, da variação desta última taxa.
Conseguiu entender que a Selic influencia diretamente na definição da taxa CDI, logo em seus investimentos?
Continue aprendendo
Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos,e conheça o nosso Canal no Youtube.
Conheça também o nosso Programa VC Investimentos e confira os principais relatórios e informações a respeito de Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimentos (Renda Fixa, Multimercados, Ações), Fundos Imobiliários, COEs, Investimentos no Exterior, Previdência Privada, Seguros, Ações (com foco no longo prazo) e montagem de carteira. Para saber mais, clique aqui.
Sobre a autora
Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.
Fale com a gente e tire suas dúvidas: Contatos Zahl
Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.
A VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros. Bons investimentos.