VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Quais os melhores fundos imobiliários para investir?

Entenda o que são e como investir em Fundos Imobiliários

0 90

Quais os melhores fundos imobiliários para investir?

Com a retomada do crescimento econômico, mesmo que tímido, nos últimos 24 meses, somada a criação de novos postos de trabalho e aumento da confiança dos empresários no mercado, as perspectivas de bons retornos de investimento no mercado imobiliário voltaram a chamar atenção. Dessa forma, o investidores voltaram a ”olhar com carinho” para os Fundos Imobiliários. E, dentre tantas opções, quais seriam os melhores Fundos Imobiliários para investir?

O que são os Fundos Imobiliários?

Os Fundos de Investimento Imobiliários, conhecidos como Fiis, oferecem a vantagem da possibilidade de investimentos iniciais baixos. Alguns, inclusive, podem ser comprados por menos de 100 reais. Além disso, você tem o benefício de investir em imóvel sem ter que arcar com as burocracias que isso envolveria caso a compra fosse de um imóvel físico.

Para quem está interessado nesse mercado de fundos imobiliários é importante entender um pouco mais sobre como funciona. Nesse sentido, vale saber que normalmente são divididos nas seguintes categorias: fundos de tijolo, fundos de papel e híbridos.

Tipos de Fundos Imobiliários

Na primeira opção, fundos de tijolo, como o nome já descreve trata-se de montante investido em bens físicos, geralmente shopping centers, galpões logísticos e imóveis corporativos. No caso dos fundos de papel, o investidor compra cotas de fundos ligados ao mercado imobiliário. São papéis de renda fixa tais como Letras de Crédito Imobiliário, LCI ou Certificado de Recebíveis Imobiliários, o CRI.

Já os fundos híbridos trabalham com as duas modalidades acima e alguns possuem também cotas de outros Fiis, ou seja, fundos de outros fundos.

Para quaisquer dessas opções é possível negociar a cota quando quiser. Porém, é importante ressaltar que os fundos imobiliários ficam mais atraentes financeiramente para investimentos a médio e longo prazos.

Como ganhar, investindo em Fundos Imobiliários?

Os Fundos Imobiliários remuneram seus cotistas de três maneiras. Uma delas é quando as cotas de valorizam e isso ocorre dependendo de fatores ligados ao mercado de imóveis, como localização e a demanda.

Outra forma de recebimento é com relação a ocupação desses imóveis e o pagamento dos alugueis referentes. Quanto maior a ocupação, melhor o retorno.

Os fiis também remuneram conforme o desempenho das aplicações. Aqui trata-se de fundos de papel.

Quais os melhores Fundos Imobiliários?

Definir qual o melhor ou melhores Fundos Imobiliários não é uma tarefa difícil, mas pode depender do perfil do investidor. Muitos investidores, por exemplo, preferem Fundos que sejam donos de conjuntos comerciais, outros de Shopping Center. Temos também investidores que preferem os FIIs de papéis, que aplicam em Renda Fixa.

Lembrando também, que é possível montar uma carteira com diferentes Fundos Imobiliários, de diferentes perfis. Abaixo segue o exemplo de um Fundo altamente reconhecido no mercado, o Kinea Renda Imobiliária (KNRI11).

O Kinea Renda Imobiliária (KNRI11)

O Kinea Renda Imobiliária (KNRI11) é um Fundo gerido pela Kinea, uma gestora fundada em 2007 que tem como sócia o Banco Itaú.

O Kinea tem um portfólio bem diversificado, com foco em edifícios comerciais e galpões logísticos. Esses imóveis estão distribuídos nas melhores regiões do país para o mercado de locação.

Abaixo segue a composição da carteira do Fundos e as fotos de alguns dos imóveis:

Ou seja, quando você compra cotas do KNRI11 você vira ”dono” de um pedaço de todos esses imóveis.

Retorno do Fundo

Além da possibilidade de receber proventos (aluguéis) todos os meses, você também pode ganhar com a valorização dos Fundos Imobiliários. Abaixo, segue o comportamento das cotas de dezembro de 2010 até junho de 2018 (alta de 144%):

Interessado em conhecer mais Fundos Imobiliários, como o Kinea Renda Corporativa?

Conheça as principais recomendações na área de Fundos Imobiliários da Zahl Investimentos, clicando aqui.

Continue aprendendo

Quer aprender mais a respeito de Fundos de Imobiliários? Cadastre seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Aproveite e baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos (incluindo o E-Book de Fundos Imobiliários) e conheça e inscreva-se no nosso Canal no Youtube.

Sobre a autora

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

Fale comigo e tire suas dúvidas: [email protected] ou (11) 4063-1553. Se preferir, fale comigo pelo WhatsApp, clicando aqui.

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?