VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Fundos Imobiliários – O que são e como investir

Saiba como investir em Fundos Imobiliários.

2 1.208

Fundos Imobiliários – O que são e como investir

Os Fundos Imobiliários ou FIIs podem ser considerados uma forma diferente e inteligente de investir em imóveis. Os Fundos Imobiliário são formados por grupos de investidores com o objetivo de aplicar recursos em todo o tipo de negócios de base imobiliária, seja no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ou em imóveis prontos, como edifícios comerciais, shopping centers e hospitais. Do patrimônio de um fundo podem participar um ou mais imóveis, parte de imóveis, direitos a eles relativos, entre outros.  O objetivo é conseguir retorno pela exploração de locação, arrendamento, venda do imóvel e demais atividades do setor imobiliário.Fundos Imobiliários – O que são e como investir:

Vantagens dos Fundos Imobiliários

Você pode ser sócio de grandes empreendimentos imobiliários

As construtoras desses empreendimentos vendem uma parte do imóvel em cotas e o dono de cada cota recebe um valor proporcional do aluguel. Existem cotas no mercado que valem menos de R$20 e você pode comprar quantas estiverem à venda. Abaixo segue a imagem do Centro Empresarial de São Paulo, o CENESP, que é um dos Fundos Imobiliários mais conhecidos do mercado:

Isenção de IR e IOF

Outra vantagem é a Isenção de imposto de renda no recebimento dos rendimentos mensais para pessoas físicas.

Diversificação dos Investimentos

Os fundos imobiliários são uma excelente opção para quem já tem algum tipo de investimento e deseja diversificar a sua carteira. Alguns fundos já trazem em seu próprio portfólio diferentes tipos de imóveis, como uma universidade e um shopping, por exemplo. Essa é uma excelente forma de minimizar seus riscos e proteger seu patrimônio, já que um setor é diferente do outro (no caso, educação e comércio)

Venda das cotas no mercado financeiro

Diferente de um imóvel, cuja venda é trabalhosa e exige cuidados, o fundo permite negociar as cotas em Bolsa. E você não precisa vender todas as suas cotas, pode negociar apenas parte delas. E mesmo que o fundo não tenha liquidez diária, uma semana costuma ser um prazo razoável para a venda das cotas.

Abaixo segue o book do BCFF, um dos Fundos Imobiliários mais negociados do mercado. Assim como é possível negociar, por exemplo, ações do seu Home Broker, você também pode negociar cotas de FIIS.

Possibilidade de Valorização das Cotas

Assim como vários imóveis acabam se valorizando ao longo do tempo, as cotas dos FIIs também podem se valorizar. O Fundo Imobiliário do Santander (SAAG11), por exemplo cuja carteira é composta por agências do próprio banco, teve suas cotas valorizadas em mais de 100% entre janeiro de 2017 e agosto de 2017. Fora isso, esse fundo pagou, todos os meses, os rendimentos relativos aos aluguéis.

Quais Fundos Imobiliários posso investir?

Existem vários tipos de Fundos Imobiliários: Hospitais, Shoppings, Empresariais, FIIs que compram CRIs, LCIs, etc. O interessante é que o investidor escolha os que se adequem melhor o seu perfil. Seja ele para tentar ganhar com a valorização da cota ou para ganhar o rendimento mensal de alugueis, por exemplo.

No site da Bovespa temos a relação completa dos Fundos e informações a respeito do andamento de obras, contratos de aluguel, pagamentos de rendimentos, etc. Clique aqui, e conheça.

Lembrando que alguns FIIs contam, inclusive, com site próprio.

Conclusão 

Como você viu os Fundos Imobiliários são uma ótima opção de diversificação de investimentos. Especialmente quando comparamos a compra de cotas em bolsa com a compra direta de imóveis. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente.

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Confira também nossos E-Books Exclusivos e nosso Canal no Youtube.

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional e são retiradas do material disponibilizado pelas instituições envolvidas. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

2 Comentários
  1. edna Diz

    Simples e objetivo, gratidão

  2. Tiago Prux Diz

    Obrigado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Quer ficar bem informado sempre?