VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

O que são fundos de investimento abertos e fechados?

Conheça a diferença entre eles e saiba porquê investir em fundos de investimentos

0 142

O que são fundos de investimento abertos e fechados?

Você sabe a diferença entre fundos de investimento abertos e fechados ? Aos poucos as pessoas estão aprendendo que existem outros investimentos além da poupança. Na verdade, quando o assunto é aplicação, há muitas opções para os investidores. O desafio é saber escolher a melhor para cada caso.

Segue uma introdução sobre o que você precisa saber em relação aos fundos de investimentos nas modalidades aberto e fechado.

O que são fundos de investimento?

Fundos de investimento são produtos financeiros oferecidos para aqueles que desejam investir o seu dinheiro.

Em um fundo o investidor aplica o dinheiro comprando uma cota de um todo que pertence a muitos investidores, porque o fundo é um investimento coletivo em formato de condomínio, e cada investidor detém o proporcional ao que investiu.

Com o montante de todos os cotistas, o administrador do fundo de investimentos realiza uma aplicação como forma de captação de recursos para todos os participantes desse fundo.

Fundos abertos

Os fundos abertos são mais flexíveis porque permitem a entrada de novos cotistas; compra de novas cotas por cotistas que desejam aumentar sua participação no fundo; regate e liquidação de cotas a qualquer tempo.

Esses fundos, geralmente, não possuem prazo de duração e são fáceis de serem negociados. Isso lhes confere uma alta liquidez.

Fundos fechados

Os fundos fechados têm limite de participação por cotas e prazo estipulado de duração. Por consequência, as cotas só podem ser resgatadas ao término do prazo de duração. Assim, não há possibilidade de entrar ou sair a qualquer momento.

O cotista só poderá sair de um fundo de investimento fechado se houver previsão no regulamento ou uma assembleia-geral com todos os cotistas.

Vantagens de aplicar em um fundo de investimentos

Um fundo de investimento é diferente de outras aplicações e possui suas particularidades e até um vocabulário próprio. Mas o que mais interessa ao investidor, sem dúvida, são as vantagens que essa aplicação poderá trazer:

Gestão especializada: existe um profissional responsável pela aplicação do montante do fundo em ativos. Este profissional é especialista em investimentos e cuidará para trazer o máximo de benefício e rentabilidade.

Diversidade: você compra uma cota, mas o montante é aplicado em diversos ativos, isso faz com que os ganhos em rendimento sejam maiores no longo prazo.

Previsão de custos: antes de participar de um fundo, você já saberá quais serão os custos, e também terá acesso ao regulamento e ao funcionamento de forma transparente e clara.

Imposto direto na fonte: não é necessário se preocupar como recolhimento de tributos, pois o Imposto sobre operações financeiras, o IOF, é cobrado direto na fonte assim como o próprio Imposto de Renda é recolhido no resgate do investimento.

Facilidade de participação: é mito pensar que para investir é preciso ter muito dinheiro, nada disso, é fácil participar de um fundo de investimento, pois muitas cotas possuem valores acessíveis.

Por fim, os fundos de investimentos são aplicações acessíveis a todos os investidores, pessoas físicas ou jurídicas, possuem cotas com valores acessíveis que cabem em qualquer bolso e para participar e começar a fazer o seu dinheiro render é muito simples.

Quer saber mais a respeito de fundos e outros investimentos?

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Confira também nossos E-Books Exclusivos e nosso Canal no Youtube.

Sobre o autor

Com 15 anos de experiência no mercado financeiro, Tiago Prux é Diretor de Relacionamento com Cliente da Capitalizo Consultoria Financeira e articulista da VC Investidor.

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional e são retiradas do material disponibilizado pelas instituições envolvidas. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Quer ficar bem informado sempre?