VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Seis dicas para controlar sua finanças

Saiba a importância de se organizar para poupar

0 22

Seis dicas para controlar sua finanças

Gerenciar as finanças pessoais é algo muito importante na vida de toda pessoa economicamente ativa. Porém, por falta de conhecimento e disciplina muitas pessoas falham nesta tarefa. A forma como cada pessoa lida com o dinheiro pode dizer muito a respeito da sua personalidade e perspectiva de planejamento futuro. Entretanto, mesmo as pessoas que tem dificuldade de gerenciamento financeiro podem desenvolver habilidades e hábitos que lhes proporcionarão melhor uso do seu dinheiro. Bem como ter uma vida mais tranquila. Pensando nisso, hoje traremos seis dicas para controlar suas finanças pessoais. E, como consequência ter um melhor aproveitamento do seu dinheiro.

1 – Saiba qual é a sua receita (renda)

Parece óbvio dizer que devemos saber quanto temos de receitas mensais (entradas financeiras), porém, há muitas pessoas que não fazem ideia de quanto realmente tem de recebimentos mensais. Como consequência, correm o risco de gastarem mais do que ganham. Por isso saiba exatamente quanto você ganha.

2 – Cuidado com as compras de pequeno valor do dia a dia

A boa saúde financeira depende muito do cuidado com os pequenos gastos do dia a dia, pois, de pouquinho em pouquinho, no final do mês o montante de desembolso financeiro é alto. Ter o pensamento como: “é tão baratinho” ou “vou aproveitar que está na promoção e comprar uma quantidade maior” pode representar um grande risco.Esses são gatilhos mentais que levam à compra por impulso, as grandes vilãs da saúde financeira de qualquer pessoa.

3 – Tenha uma planilha para controle das finanças

Este tópico é quase que um mantra que todo especialista em finanças diz ao seu público. Tenha uma planilha para controle dos gastos. E realmente ter este controle é fundamental, pois, quando temos a visão de um cenário por inteiro fica mais fácil ter noção de como andam as finanças e como se planejar.

Lance nesta planilha todas as receitas e despesas. Inclua os pequenos gastos do dia a dia. Não esqueça de classificar em categorias cada lançamento. Assim, você saberá onde estão se concentrando seus maiores gastos. Se você tem dificuldades de utilizar planilhas eletrônicas, há no mercado aplicativos para celular de gerenciamento financeiro pessoal.Neles, você poderá inserir suas receitas e despesas diretamente no seu smartphone.

Não esqueça de verificar semanalmente seus extratos bancários e lançar nesta planilha as tarifas bancárias. Estas podem representar um grande montante nas suas despesas. Analisar os extratos também é uma forma de segurança para verificar se não há débitos indevidos em suas contas. Todo cuidado é pouco.

4 – Liquide suas dívidas

As dívidas e os juros envolvidos no processo de inadimplência são um grande problema para o controle das finanças pessoais. Os juros representam grandes perdas financeiras, ainda mais no Brasil, um país onde a prática de juros por inadimplência é uma das mais altas do mundo. Logo, se você tem dívidas, a primeira coisa a fazer é negociá-las com os credores. Em muitos casos é possível ter boas vantagens na negociação e redução dos juros.

5 – Faça reservas financeiras e invista

Realizar reservas financeiras é um importante passo para o controle e equilíbrio das finanças pessoais, pois, em caso de emergências e/ou gastos inesperados você terá meios de realizar tais pagamentos sem afetar as receitas correntes do mês.

É importante também investir as reservas, pois, dinheiro parado tem o seu poder de compra reduzido por conta do efeito da inflação. Logo, toda reservada deve estar investida, separando esses investimentos em linhas de alta liquidez (para as reservas de emergência) e investimentos para o médio e longo prazo.

As reservas para emergências você pode aplicar no Tesouro Direto – Selic, que é um investimento que tem remuneração superior à poupança e tem alta liquidez (D+1). Para as reservas que não são de emergência, busque investimentos que tenham melhores rendimentos. Dentre eles, CDBs de bancos pequenos (pois estes costumam ter rendimentos superiores à 100% do CDI), LCI e LCA.

6 – Planeje o médio e longo prazo

Para quem deseja ter controle sobre suas finanças pessoais é muito importante ter planejamento constante. Principalmente para o médio e longo prazo. Além de trazer maior tranquilidade por saber o que pode esperar do futuro, ter o planejamento constante no médio e longo prazo permite traçar metas e estabelecer os recursos necessários para que estes planos se concretizem.

Seguindo essas 6 dicas você perceberá que controlar suas finanças pessoais será muito mais fácil e trará ótimos benefícios. Comece já.

Continue aprendendo

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos,e conheça o nosso Canal no Youtube.

Conheça também o nosso Programa VC Investimentos e confira os principais relatórios e informações a respeito de Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimentos (Renda Fixa, Multimercados, Ações), Fundos Imobiliários, COEs, Investimentos no Exterior, Previdência Privada, Seguros, Ações (com foco no longo prazo) e montagem de carteira. Para saber mais, clique aqui.

Sobre a autora

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

Fale com a gente e tire suas dúvidas: Contatos Zahl

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros. Bons investimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?