VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Reserva Financeira – Qual a importância e quanto devo ter? 

Saiba a importância de ter uma reserva de emergência

0 108

Reserva Financeira – Qual a importância e quanto devo ter?

Ao longo da vida, normalmente nos deparamos com situações imprevisíveis que geram algum tipo de transtorno, quase sempre financeiro. O que a maioria das pessoas ignora, porém, é que a proporção de um contratempo pode ser minimizada caso elas estejam preparadas. Nesse sentido é importante que você possua uma Reserva Financeira .

Em um país cuja população não cultiva o hábito de guardar dinheiro, seja por falta de educação financeira ou baixa renda, é muito importante falar sobre esse assunto. A seguir, aprenda o que é e qual a importância da Reserva Financeira.

O que é a Reserva Financeira?

Não é difícil definir o que é uma Reserva Financeira. Para isso, basta pensarmos em uma caderneta de poupança ou um cofre, por exemplo. Ambos com a finalidade específica de armazenar uma quantia em dinheiro depositada por uma pessoa.

A Reserva Financeira, no entanto, é muito mais do que uma forma de poupar dinheiro. Sua principal função é garantir que o indivíduo tenha um fundo monetário que poderá ser utilizado em uma situação de emergência, além de evitar que ele precise recorrer a empréstimos.

Qual a importância da Reserva Financeira?

Para quem ainda não se convenceu de que ter uma Reserva Financeira é um excelente negócio, podemos citar diversos imprevistos que justificariam a utilização desse dinheiro. Entre eles: a perda do emprego, o conserto de um cano quebrado, a compra de um eletrodoméstico, uma cirurgia de emergência, a troca de peças para o automóvel e por aí vai.

Entretanto, uma Reserva Financeira não é útil apenas em momentos de emergência. Quando uma pessoa economiza dinheiro por anos a fio, ela pode viver muito mais tranquila em relação ao seu futuro. Ainda mais se tratando de trabalhadores autônomos ou de pessoas que queiram realizar um sonho.

Outro exemplo é a aposentadoria. Seja devido às recentes mudanças na previdência brasileira, que indicam que pessoas economicamente ativas irão se aposentar mais tarde, ou ainda porque o valor do benefício não seja ideal para seu sustento, o certo é que vale a pena guardar um bom dinheiro que garanta o bem-estar e o conforto nessa fase da vida.

Quanto devo ter na Reserva Financeira?

É importante ressaltar que a Reserva Financeira geralmente começa com pequenas quantias depositadas todos os meses. Isso significa que, ainda que o indivíduo não ganhe um salário muito alto, ele pode começar a poupar uma parte dos seus rendimentos. O ideal é reservar 10%. Porém, essa porcentagem pode aumentar ou diminuir conforme as necessidades de cada um.

Além disso, uma dica é que a Reserva Financeira contenha um valor equivalente a um ano de trabalho do indivíduo. Em caso de perda de emprego, por exemplo, é possível manter o padrão de vida até que se consiga outra colocação no mercado. Mas, mesmo após atingir essa quantia, é recomendado não parar de economizar, afinal, nunca se sabe o que pode acontecer.

Continue aprendendo

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos,e conheça o nosso Canal no Youtube.

Conheça também o nosso Programa VC Investimentos e confira os principais relatórios e informações a respeito de Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimentos (Renda Fixa, Multimercados, Ações), Fundos Imobiliários, COEs, Investimentos no Exterior, Previdência Privada, Seguros, Ações (com foco no longo prazo) e montagem de carteira. Para saber mais, clique aqui.

Sobre a autora

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

Fale comigo e tire suas dúvidas: [email protected] ou (11) 4063-1553. Se preferir, fale comigo pelo WhatsApp, clicando aqui.

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?