VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Economizar – Saiba como economias diárias podem render no futuro

Finanças pessoais em dia.

0 45

Economizar – Saiba como economias diárias podem render no futuro

Um futuro com conforto e estabilidade financeira está nos sonhos de grande parte da população. Muitos veem como forma de alcançar esse objetivo uma dura vida de trabalho aliada a uma disciplina ferrenha na hora dos gastos. Contudo, há caminhos mais suaves pelos quais não é necessário abolir o lazer e as atividades que nos dão prazer. É por isso que, no artigo de hoje, vamos abordar uma maneira de economizar dinheiro de forma inteligente e eficaz. Sendo assim, confira a seguir como as pequenas economias diárias podem render uma boa quantia no futuro.

Conhecendo seus gastos

Antes de economizar, é preciso saber o quanto e onde você gasta o seu dinheiro. Há vários métodos para administrar essa distribuição de gastos, e um dos mais conhecidos é o 50/30/20. O próprio nome indica como funciona essa técnica: 50% do salário deve ir para os gastos fixos e essenciais, como moradia, transporte, alimentação e contas.

Já os outros 30% você pode utilizar para a satisfação pessoal (lazer, presentes, passeios, compras, etc.). Por fim, é recomendável que os 20% restantes sejam guardados para uma eventual emergência.

Outra forma bastante eficaz de controlar o quanto se gasta é anotar tudo o que é comprado ao longo do dia. Dessa maneira, é possível construir um parâmetro e voltar a atenção para aquilo que mais está consumindo dinheiro ao longo do mês.

Durante a vida, adquirimos hábitos rotineiros que podem ser demasiadamente pesados para os nossos bolsos em longo prazo. Portanto, anotar as despesas é o alicerce para entender o desperdício e controlar os gastos diários.

Pequenas economias diárias, grandes recompensas futuras

Depois que você anotou suas despesas e descobriu para onde vai o seu dinheiro ao longo do dia, chegou a hora de cortar os gastos desnecessários. É nesse momento que você vai colocar na balança tudo aquilo que pode ser cortado ou diminuído.

Nessa lista, inclusive, podem entrar todos os itens que fazem mal à saúde, como cigarro, refrigerantes, frituras, entre outros. Esses itens podem não ser fáceis de extinguir, entretanto a frequência com que eles são consumidos pode ser reduzida, o que já faz uma grande diferença.

Outra opção para aumentar o ordenado no fim do mês é verificar o quanto de comida se joga fora e comprar apenas o que realmente vai consumir. Assim, além de poupar dinheiro, você estará evitando o desperdício de alimento.

Se 30% dos alimentos produzidos no mundo vão parar em uma lata de lixo, segundo o Fundo de População da ONU (UNFPA), poderíamos dizer, por exemplo, que uma pessoa que gasta 500 reais por mês com alimentação, joga fora cerca de 1800 reais anuais.

Por fim, a grande aliada na economia é e sempre será a educação financeira. Pesquise, compare preços, procure não parcelar suas compras e tente comer em casa sempre que possível. Embora sejam pequenas mudanças, essas atitudes são capazes de gerar grandes avanços e render bastante no futuro.

Continue aprendendo

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos,e conheça o nosso Canal no Youtube.

Conheça também o nosso Programa VC Investimentos e confira os principais relatórios e informações a respeito de Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimentos (Renda Fixa, Multimercados, Ações), Fundos Imobiliários, COEs, Investimentos no Exterior, Previdência Privada, Seguros, Ações (com foco no longo prazo) e montagem de carteira. Para saber mais, clique aqui.

Sobre a autora

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

Fale com a gente e tire suas dúvidas: Contatos Zahl

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?