VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Tudo sobre Bitcoin: a criptomoeda que está chocando o mundo

Saiba mais como funciona o Bitcoin,

0 24

Tudo sobre Bitcoin: a criptomoeda que está chocando o mundo

Se você se liga em investimentos, certamente já deve ter ouvido falar sobre o Bitcoin. Este é o nome da principal e mais valorizada criptomoeda do momento. Mas, afinal, o que é o Bitcoin, como ele opera e como é possível ganhar dinheiro com ele? Se você está curioso pelas respostas destas perguntas, você poderá encontrá-las neste artigo que preparamos especialmente para você: Tudo sobre Bitcoin.

O que é Bitcoin?

O Bitcoin é uma criptomoeda. Portanto, uma unidade monetária como qualquer outra: Dólar, Euro, Real, etc. A diferença é que ela não pertence a nenhum país. Assim como não é regulada por nenhum banco central. Seus protocolos são todos online, mundiais, e ela pode ser negociada com bastante segurança e sigilo.

Quando foi criada, por volta de 2008, o Bitcoin era visto com bastante desconfiança por parte do mercado e até mesmo da comunidade tecnológica. Chegou a sofrer ataque de hackers, mas que foram combatidos, revertendo as transações feitas de forma fraudulenta. Naquela época, ele tinha um valor bastante baixo, e eram necessários milhares de Bitcoins para comprar uma pizza, por exemplo.

Como ganhar dinheiro com essa moeda?

Mas as coisas mudaram. Especialmente nos últimos 2 anos, a moeda virtual vem apresentando uma alta inacreditável de valor. Em dezembro de 2017, cada BTC chegou a valer mais de 11 mil Dólares, o equivalente a mais de 43 mil Reais. É, de longe, a moeda com a maior valorização do mercado. Mas o que explica todo esse processo?

O Bitcoin está começando a conquistar a confiança de cada vez mais investidores, além de ser também aceito em mais transações do que nunca. Isso torna a criptomoeda muito mais líquida e, portanto, mais procurada no mercado.

Uma diferença substancial entre o Bitcoin e as outras moedas convencionais está na forma de negociação: não precisa esperar o pregão da bolsa abrir, é possível negociá-la 24 horas por dia, 7 dias por semana. Fora isso, ela opera como qualquer outro ativo: lei de oferta e demanda. Em um contexto de uma procura absurdamente alta, o preço sobe, atraindo ainda mais investidores.

Como operar o Bitcoin?

Com a criptomoeda, é possível realizar transações de vários tipos pela internet, basta utilizar um certificado digital para garantir a segurança dos envolvidos. E aí está a outra vantagem do Bitcoin: é uma moeda bastante segura e difícil de rastrear por meios convencionais.

As pessoas têm ganhado dinheiro com Bitcoins assim como ganham com Dólares: compram a moeda (frações dela, em boa parte das vezes), esperam por uma alta e vendem seus ativos, ficando com o lucro. Mas isso levanta algumas questões para alguns especialistas mais conservadores: seria o BTC uma bolha monetária?

Até agora, parece que não. A grande liquidez do ativo, o aumento de possibilidades de uso e os aprimoramentos em segurança nas transações têm feito do Bitcoin uma moeda com bastante credibilidade frente ao mercado. Ela ainda sofre alguma resistência de bancos tradicionais, mas a tendência é que até mesmo estes agentes passem a aceitar Bitcoins muito em breve. Quem tiver esta moeda em sua carteira virtual pode ganhar bastante dinheiro.

Continue aprendendo

Muito mais do que uma ”moeda da moda”, o Bitcoin é uma verdadeira revolução em termos de moeda. Para saber mais a respeito, confira o dois vídeos que já fizemos a respeito do Bitcoin e outras criptomoedas:

Bitcoins e outras criptomoedas

<

Criptomoedas – Perguntas e respostas

<

Sobre o autor

Com 15 anos de experiência no mercado financeiro, Tiago Prux é Diretor de Relacionamento com Cliente da Capitalizo Consultoria Financeira e articulista da VC Investidor.

Fale comigo e tire suas dúvidas: [email protected] ou 4003-9127 (para todo Brasil)

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional e são retiradas do material disponibilizado pelas instituições envolvidas. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Quer ficar bem informado sempre?