VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Saiba porque investir na poupança deixou de ser uma boa opção

Conheça opções tão seguras quanto a poupança, mas mais rentáveis

0 167

Saiba porque investir na poupança deixou de ser uma boa opção

“Poupança é um investimento que não compensa”. Se você já pensou em investir o seu dinheiro, já deve ter ouvido uma frase parecida com essa em algum momento da vida. E de fato: a poupança, que é uma das mais tradicionais formas de investimento no Brasil, é a pior forma de aplicar seu dinheiro. Hoje vamos saber porque investir na poupança deixou de ser uma boa opção.

Nós listamos alguns motivos e fatores que fazem a poupança ser esse investimento ruim que todos falam e ao final você vai entender por que deve procurar outras formas mais rentáveis de aplicação.

Rentabilidade baixa

Para você entender melhor essa questão, vamos ”começar pelo começo” e entender qual é o principal motivo para a poupança ser um investimento ruim: é ela ter a pior rentabilidade comparando outras aplicações do mercado.

Para mostrar isso, vamos voltar um pouco e explicar como funciona o rendimento da poupança.

A taxa Selic, como você já deve saber, é a principal referência dos investimentos de renda fixa no Brasil. Quando a Selic está menor ou igual a 8,5% ao ano, o investimento na poupança tem um rendimento de 70% da taxa. A ela é somada a chamada de Taxa Referencial, que gira em torno de 0 a 0,1% ao mês. Já quando a Selic está acima de 8,5%, a poupança passa a ter renda fixa de 0,5% + a taxa referencial.

E isso é muito pouco. A maioria dos investimentos oferecem retornos em suas aplicações que são, no mínimo, os 100% da taxa Selic.

É a mais segura das aplicações

Há outras aplicações tão seguras quanto a poupança e que rendem muito mais ao seu bolso. Um dos casos é o Tesouro Direto, que é lastreado pelo Tesouro Nacional. Dessa forma, seu investimentos tem a garantia do Tesouro.

Inflação

Em tempos de inflação em alta, a desvantagem envolvendo a rentabilidade da poupança fica ainda mais em evidência.

Isso porque a inflação age diretamente no poder de compra das pessoas. Em anos de crise, a taxa de inflação pode ser maior do que o esperado, fazendo com que os preços dos produtos cresçam a cima do que a poupança, com seu cálculo de rendimento baixo, pode render.

Ou seja, você estaria literalmente perdendo dinheiro.

Poupança não é o único investimento sem incidência no IR

Uma das vantagens ditas por aí sobre a poupança é o fato de que é uma aplicação que não possui incidência no Imposto de Renda.De fato, isso está correto. Entretanto, essa não é uma exclusividade da poupança. Outros tipos de aplicação não são “comidos” pelo IR e ainda possuem a vantagem de serem muito mais rentáveis.

Veja por exemplo o caso das Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), que também são isentos da “mordida do Leão”. As Debêntures de Infraestrutura e os Certificados de Recebíveis Imobiliários/Agronegócio são apenas mais alguns exemplos de aplicações imunes ao Imposto de Renda que você deveria conhecer.

Continue aprendendo

Agora que você conhece outros investimentos que podem render mais do que poupança, continue aprendendo como diversificar suas aplicações. E, claro, sem abrir mão da segurança.

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos e conheça e inscreva-se no nosso Canal no Youtube.

Sobre a autora

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

Fale comigo e tire suas dúvidas: [email protected] ou (11) 4063-1553

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional e são retiradas do material disponibilizado pelas instituições envolvidas. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?