VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Renda Fixa e Variável : Onde Investir?

Entenda a diferença entre esses dois tipos de investimentos e saiba onde investir

0 35

Renda Fixa e Variável : Onde Investir?

Conhecer todas as características do mercado de investimento é o primeiro passo para todo bom investidor. A principal diferença que se faz necessária no momento de fazer aplicações é conhecer as nuances entre dois investimentos: a renda fixa e variável .

Cada uma com sua característica, pode fazer parte da carteira de investimentos de qualquer investidor. Com pouca ou muita experiência.

Renda fixa: aplicações conservadoras

Basicamente a renda fixa é o empréstimo de um investidor a um banco, empresa, instituição financeira, etc., com juros pagos em relação ao capital emprestado.

Segurança

A renda fixa apresenta ainda a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante que seus ativos não sejam perdidos em caso de falência do banco ou da corretora onde o investidor aloca os recursos.

Modalidades 

Os investimentos em Renda Fixa normalmente são pós-fixados, quase sempre atrelados a Taxa Selic ,CDI ou Índices de Inflação, como o IPCA. Dessa forma, o seu investimento varia de acordo com esses indexadores.

O outro modo é pré-fixado, que informa ao investidor, no momento da contratação, os juros atrelados. Nesse caso, é possível conhecer o valor total do investimento no vencimento do produto no momento da aplicação.

Entre as modalidades mais conhecidas de renda fixa estão os títulos públicos (comumente conhecidos como Tesouro Direto); a boa e velha poupança; Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA); debêntures; certificados de depósito bancário (CDB); entre inúmeras outras modalidades. Sendo que, cada uma com sua característica, prazos e indexadores.

Renda variável: possibilidades de altos rendimentos

Em contrapartida aos investimentos mais conservadores encontrados na renda fixa, a renda variável apresenta riscos superiores, mas possibilidade de ganhos maiores.

Este é o tipo de ativo do mercado de ações, onde investidores compram participações de empresas com o capital aberto. Na renda variável, diferente da renda fixa, não é possível estimar ganhos futuros.

Neste caso é possível não apenas ter rentabilidade abaixo da renda fixa, mas também diminuir o capital investido. Por outro lado, para aqueles que entendem a dinâmica do mercado de ações, há possibilidade de ter ganhos que nenhum tipo de ativo em renda fixa consegue.

Fazem parte da renda variável, além das ações, câmbios e derivativos, cada um com sua especificidade.

Fixa x variável: qual escolher?

A que melhor se encaixar no seu perfil. Não há uma fórmula para apontar qual é a ideal, e isso depende se o investidor está disposto a mais riscos por maior rentabilidade, ou valores menores, mas com segurança no investimento. Além disso, como já comentamos, é possível diversificar suas aplicações nos dois tipos de investimentos.

Continue aprendendo

Agora que você já conhece as diferenças e as principais características da Renda Fixa e a Renda Variável, continue aprendendo como diversificar suas aplicações.

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos e conheça e inscreva-se no nosso Canal no Youtube.

Sobre a autora

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

Fale comigo e tire suas dúvidas: [email protected] ou (11)4063-1553. Se preferir, fale comigo pelo WhatsApp, clicando aqui.

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Quer ficar bem informado sempre?