VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Qual o seu perfil de investidor ?

Conservador, moderado ou agressivo. Qual o seu perfil?

0 57

Qual o seu perfil de investidor ?

As modalidades de investimentos existentes vão desde as mais seguras até as mais arriscadas ou arrojadas.Alguns investimentos podem render pouco, mas com muita segurança. Já outros podem render muito, mas com risco maior. Quem pretende iniciar a vida de investidor costuma ter dificuldades para escolher qual o tipo de aplicação fazer. Isso porque investir depende de muitos fatores – sendo o principal deles o perfil de investidor .

Hoje, vamos discutir sobre o que é esse perfil e quais são os tipos existentes com suas principais características. A ideia é que você consiga identificar o seu perfil e, a partir disso, escolher o melhor tipo de investimento de acordo com ele.

O que é perfil investidor?

Basicamente, é um conjunto de características que determina como um indivíduo se comporta no ramo dos investimentos. Existem pessoas que não se importam de investir correndo mais riscos, desde que possam ter granes retornos. Já outras aceitam um lucro inferior, mas mais garantido.

É importante ressaltar que o perfil não só diz respeito ao risco ao qual o investidor está disposto a se submeter, mas também aos seus objetivos.

A maior parte das instituições financeiras tem questionários que podem ser respondidos para a identificação do perfil. Mas é possível que apenas sabendo as características você consiga saber a qual grupo pertence.

Vejamos a seguir os três perfis de investidores: conservador, moderado e agressivo ou arrojado.

Conservador

Corresponde ao indivíduo que preza principalmente por manter seus recursos, por isso, não está disposto a correr grandes riscos, ainda que para isso precise aceitar lucrar menos do que seria possível.

O investidor conservador gosta da segurança e abomina a ideia de colocar o seu patrimônio em uma espécie de “corda bamba”.

É comum que quem está começando a investir tenha esse perfil, justamente pelo medo do desconhecido. A desvantagem de permanecer sempre com excesso de conservadorismo é que o indivíduo acaba se limitando a modalidades de investimento não muito rentáveis.

Alguns exemplos de investimentos, com o perfil conservador:

Moderado

Esse perfil também tem apreço pela segurança de seus investimentos de renda fixa, mas aceita se arriscar um pouco mais, para conseguir mais retorno.

Na prática, uma pessoa que tenha esse perfil provavelmente vai diversificar os seus investimentos. Porém, a maior parte das aplicações serão de perfil conservador.

Ou seja: ela pode comprar um pouco de ações, mas irá destinar um capital maior para o tesouro direto, por exemplo. Outra modalidade interessante para quem tem um perfil moderado, são os fundos imobiliários. 

Agressivo ou arrojado

Esse é o investidor que quer altos retornos e não tem medo de se arriscar. Ele tem a consciência de que pode conseguir um lucro muito grande ou uma perda da mesma proporção. Nesse caso, o mais importante é a rentabilidade do investimento. A segurança, inclusive, pode ficar em segundo plano.

Ter uma grande exposição em produtos de bolsa de valores (como fundos de ações), operar em mercados futuros e fazer operações alavancadas fazem parte desse tipo de perfil

Importante: ser arrojado não é sinônimo de ser inconsequente.

Conclusão

É muito importante que você conheça bem o seu perfil antes de começar a investir. Fazer aplicações em investimentos que não fazem parte do seu perfil, pode ser muito danoso para o seu bolso e para a sua saúde.

Por outro lado, quem investe em aplicações que retornam o que é esperado, tem grandes chances de ganhar dinheiro de forma consistente e segura.

Sobre o autor

Com 15 anos de experiência no mercado financeiro, Tiago Prux é Diretor de Relacionamento com Cliente da Capitalizo Consultoria Financeira e articulista da VC Investidor.

Fale comigo e tire suas dúvidas: [email protected] , WhatsAPP (51)99249-0613 ou 4003-9127 (para todo Brasil)

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional e são retiradas do material disponibilizado pelas instituições envolvidas. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Quer ficar bem informado sempre?