VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Compensa mais investir a curto ou longo prazo?

Você pensa em ter ganhos rápidos ou acumular capital?

0 219

Compensa mais investir a curto ou longo prazo ?

Quem está no mundo dos investimentos, mesmo com alguma experiência, pode ter dúvidas sobre como aplicar seu dinheiro e como se posicionar frente a um mercado extremamente dinâmico. Uma das dúvidas que pode assolar principalmente os investidores de primeira viagem é: Compensa mais investir a curto ou longo prazo ?

Neste texto, vamos trabalhar um pouco melhor a questão dos rendimentos associada ao prazo. Por isso, fique atento e saiba como aplicar melhor o seu dinheiro em qualquer tempo!

Curto prazo ou longo prazo?

Assim como boa parte das perguntas que são feitas quando o assunto é investimento, a resposta para esta é “depende”. A resposta para esta pergunta está relacionada principalmente ao tipo de investidor que você é: a pessoa que quer ampliar o patrimônio com pressa e viver de investimentos ou a pessoa que possui outra fonte de renda e enxerga nas aplicações financeiras uma reserva de valor. Mas, em linhas gerais, há alguns fatos que podemos aplicar para as duas variáveis.

Curto prazo

Quem tem pressa para ganhar dinheiro com investimentos de curto prazo precisa: estar mais disposto a correr riscos, ter mais visão de mercado, contar com apoio profissional e ter tempo para dedicar ao acompanhamento constante do mercado. Com toda esta dedicação e as escolhas corretas, a rentabilidade a curto prazo pode ser possível.

Para muita gente, o trabalho do dia a dia é acompanhar o mercado e movimentar dinheiro. Se você quer isso, invista no curto prazo, mas esteja ciente dos riscos. Lembre-se sempre de diversificar os seus investimentos em diferentes fundos e aplicações, Isso é importante para ter reservas e recursos de emergência.

Longo prazo

Não é exatamente uma regra, até mesmo porque também existem aplicações a longo prazo com alto risco, mas normalmente quem concentra seus investimentos a longo prazo está procurando reservas de valor e maneiras de assegurar seu patrimônio, a fim de aplicar dinheiro de outras maneiras, até mesmo em uma empresa, por exemplo.

Os investimentos a longo prazo quase sempre têm baixo risco, entretanto, podem exigir que o investidor não tire os recursos do fundo até que o prazo de vigência do papel acabe. E como isso acontece? Doendo da pior forma: no bolso. O investidor pode pagar mais imposto de renda se retirar o dinheiro antes. Além claro, de também estar sujeito a pagar taxas de resgate. Por isso, se preferir um investimento de longa duração, procure ter estabilidade suficiente para manter o dinheiro investido. Confronte o seu estilo com a situação do mercado e tome as melhores decisões para o seu patrimônio.

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Confira também nossos E-Books Exclusivos e nosso Canal no Youtube.

Sobre o autor

Com 15 anos de experiência no mercado financeiro, Tiago Prux é Diretor de Relacionamento com Cliente da Capitalizo Consultoria Financeira e articulista da VC Investidor.

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional e são retiradas do material disponibilizado pelas instituições envolvidas. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?