VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Guia completo sobre a taxa Selic

Entenda como funciona a taxa Selic

0 132

Guia completo sobre a taxa Selic

Confira o Guia completo sobre a taxa Selic

Você já deve ter ouvido nos telejornais sobre as melhores formas de investimento, além da famosa poupança. Uma das formas de se poupar que vem crescendo cada vez mais é por meio da taxa Selic, uma taxa de juros básica definida pelos bancos brasileiros muito importante para a economia e os investimentos do país.

Mas você sabe o que significa a taxa Selic e como a influencia o seu investimento?

O que é a taxa Selic?

A taxa Selic é é uma taxa básica de juros da economia brasileira, aplicada principalmente no mercado interbancário para operações do dia ou overnight, com lastreamento em títulos públicos federais.

A Selic é utilizada, basicamente em operações de curtíssimo prazo entre os bancos, sendo um sistema de controle pelo Banco Central do Brasil de emissões, compras e vendas de títulos.

Por não ser uma taxa fixa, ela varia praticamente quase todo dia dentro de um intervalo muito pequeno, já que ela é calculada por meio da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras, fazendo com que ela se torne referência para as demais taxas da economia.

Por isso, acompanhar a variação dessa taxa diariamente é muito importante para os seus investimentos!

Como a taxa Selic influencia nos investimentos?

Como a taxa Selic influenciará no seu investimento vai depender das suas características como investidor, já que a oscilação dela pode influenciar direta ou indiretamente no seu investimento. Os investimentos mais comuns que levam a taxa Selic em consideração são: títulos públicos, caderneta de poupança e o CDI.

O investimento em títulos públicos sofrem impacto imediato no título indexado a Selic, no caso é o Tesouro SELIC. Nesse caso, quando há aumento da taxa, também há aumento da rentabilidade,assim como no caso de redução.

Já a caderneta de poupança, investimento mais conhecido no país, depende diretamente dos juros da Selic. Caso a Selic seja maior de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5%. Já se a Selic for menos de 8,5%, o rendimento será de 70% da taxa Selic no vigente.

Por fim, aplicações como o CDI estão bem próximas da Selic, já que em alguns casos os bancos não utilizam de títulos públicos como garantia dos empréstimos de outros bancos, mas usam seus próprios títulos privados, chamados de Certificados de depósito interbancário (CDI). Como a taxa aplicada é a Selic, se ela aumentar ou diminuir influenciará no seu investimento.

Quais as vantagens de aplicar de acordo com a Selic?

A vantagem de se aplicar nas opções de renda fixa é, principalmente, o baixo risco que essas operações oferecem, já que a compra de títulos, principalmente do governo, estão amparados pela segurança do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Há também o fator da alta liquidez, ou seja, a facilidade de conversão de um ativo financeiro em dinheiro. Resumindo, os investimentos na Selic são fáceis de ser aplicados e também fáceis de resgatar. Por isso, é um ótimo investimentos para pequenos investidores.

 

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Confira também nossos E-Books Exclusivos e nosso Canal no Youtube.

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional e são retiradas do material disponibilizado pelas instituições envolvidas. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?