VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Erros cometidos por quem investe em previdência

Conheça os erros cometidos por quem investe em previdência privada.

0 96

Erros cometidos por quem investe em previdência

Conheça os erros cometidos por quem investe em previdência privada.

Importância da previdência privada

Cada vez mais os brasileiros vêm se atentando a necessidade de fazer investimentos por conta própria pensando na aposentadoria. Entre as várias modalidades para se investir atualmente, uma delas está entre as preferidas para quem quer se aposentar: a previdência privada.

Especificamente nesta década, as aplicações neste investimento subiram em ritmo exponencial, tornando a modalidade atrativa para inúmeros indivíduos. Contudo, é preciso ficar atento como funciona a previdência privada e extrair o máximo possível de seus benefícios. Desta forma, trazemos erros cometidos por que investe em previdência. Confira:

Desconhecimento sobre o assunto

O primeiro tópico é um equívoco comum dos investidores em qualquer tipo de investimento: o desconhecimento sobre o assunto. Na previdência privada não é diferente. Se a pessoa não sabe quais são as opções de resgate, aplicações periódicas e tributações, pode até perder dinheiro contratando um plano que não esteja de acordo com seu perfil. Por isso, se faz necessário o conhecimento básico ou auxílio de uma assessoria em investimento para conhecer mais sobre o assunto e não errar no momento de aplicar.

Não acompanhar o investimento

Quando temos dinheiro alocado em determinados investimentos precisamos, periodicamente, consultar como estão os rendimentos em relação a outras modalidades a serem investidas. Este erro é tão comum quanto o primeiro. O investidor, muitas vezes, fica com um plano que paga abaixo de várias outras opções, como títulos do Tesouro Direto ou CDB a longo prazo. Desta forma, acompanhar quanto está rendendo a previdência privada é muito importante.

Investir em planos ou épocas erradas

A previdência privada oferece várias possibilidades, como recursos para o futuro da família ou um adicional mensal a ser recebido junto à Previdência Social (INSS). Porém, muitas pessoas erram ao investir em determinados planos que não possuem rentabilidade atrativa ou que deixam para começar na previdência privada quando já estão mais velhas.

Ignorar taxas e tributação

Esse é um erro que pode fazer com que o investimento em previdência privada seja mais desastroso que qualquer outra coisa. É importante que o investidor conheça a diferença entre as tributações regressivas e progressivas. Isso porque elas indicarão quanto e como a aplicação renderá futuramente. Neste ponto, é sempre bom pesquisar.

Levar em conta apenas a situação atual

A economia nacional depende de inúmeros fatores que podem transformar o mercado – como as altas e baixas da Selic nos últimos anos. Desta maneira, olhar apenas para o ‘hoje’ é um erro que nenhum investidor da previdência privada pode cometer.

É necessário fazer simulações conservadoras, que mostrem uma variação pequena em relação ao tempo investido. Isto dá mais segurança e impede que o que é atrativo agora, seja descartável em um futuro próximo.

Continue aprendendo

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos,e conheça o nosso Canal no Youtube.

Conheça também o nosso Programa VC Investimentos e confira os principais relatórios e informações a respeito de Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimentos (Renda Fixa, Multimercados, Ações), Fundos Imobiliários, COEs, Investimentos no Exterior, Previdência Privada, Seguros, Ações (com foco no longo prazo) e montagem de carteira. Para saber mais, clique aqui.

Sobre a autora

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

Fale com a gente e tire suas dúvidas: Contatos Zahl

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?