VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Dicas sobre investimentos ajudam você a ter estabilidade financeira

Saiba como sair do vermelho e atingir sua liberdade financeira

0 157

Dicas sobre investimentos ajudam você a ter estabilidade financeira

Quer sair do vermelho e conseguir a tão sonhada estabilidade financeira ou simplesmente passar a ter disciplina e começar a investir? Se um dos dois for o seu objetivo, esse artigo foi feito especialmente para você.

Para conquistar a tão sonhada estabilidade financeira, é preciso estar por dentro do mundo dos investimentos e entender como funcionam alguns processos. Por isso, acompanhe nosso passo a passo para transformar-se num investidor:

Passo 1 Quitar as dívidas (se não tem dívidas, pule para o passo 2)

Se você tem algum financiamento ou qualquer tipo de dívida em seu nome, é hora de acabar com elas. O primeiro passo para a estabilidade financeira é a quitação de pendências financeiras. Isso porque nenhum investimento seguro oferece taxas fixas de, por exemplo, 2% ao mês de juros. Esse é, aproximadamente, o valor cobrado por consórcios e financiamentos.

Então, se você possui dívidas comece a se esforçar para pagar o máximo de parcelas possíveis de uma única vez e ir eliminando o problema. Caso suas dívidas tenham saído do controle, corra atrás de acordos para renegociação. É possível diminuir significativamente o valor da dívida apenas apelando para a renegociação.

Passo 2 – Orçamento financeiro

Agora que você se livrou das dívidas, está na hora de colocar a casa em ordem. Quem quer começar a investir e fazer o dinheiro trabalhar deve se preocupar em organizar um orçamento financeiro. Não se desespere: isso não é sobre preencher complicadas planilhas e fazer mais contas do que um contador.

O orçamento é uma forma de saber como controlar seu dinheiro, prestando atenção em dois pontos básicos: entradas e saídas. Ou seja, quanto você ganha por mês e quanto gasta por mês. Só tendo plena consciência de onde você emprega sua renda mensal é possível ter estabilidade financeira. Para isso, use e abuse de aplicativos que ajudam a manter os gastos sob controle.

Passo 3 – Cortando gastos supérfluos e economizando

Agora que você tem um orçamento em mãos, já dá para saber com bastante clareza para onde está indo seu rico dinheirinho. Talvez, você tenha se surpreendido percebendo que gastava muito mais com lazer, bebidas, ou compras de supermercado do que supunha. Pois bem, agora é a hora de estabelecer objetivos para alcançar a estabilidade financeira e, portanto, começar a cortar gastos supérfluos. O que é supérfluo em sua vida, só você poderá decidir, mas quem busca por estabilidade financeira precisa aprender a economizar e se livrar de itens desnecessários.

Por isso, uma forma interessante de começar a economizar é estipular uma quantia mensal e investir todos os meses. Assim, você fica tranquilo com a sua consciência porque já garantiu seu futuro. Isso é o mesmo que estabelecer um compromisso financeiro consigo mesmo, pagando parcelas e formando patrimônio.

Passo 4 – Reserva de emergência

Estabilidade financeira é sinônimo de reserva de emergência. Para formar uma reserva de emergência, você deve calcular o seu custo de vida mensal e multiplicar por seis meses ou doze meses. Exemplo: custo mensal de R$ 2.200 x 6. Reserva de emergência no valor de R$ 13.200.

Mas o que isso significa? A reserva de emergência é um dinheiro que você guarda em aplicações de renda fixa com liquidez diária como Tesouro Selic e Fundos DI, com baixa taxa de administração, para que, caso haja algum problema, não seja necessário recorrer a empréstimos.

Por exemplo, vamos supor que você seja despedido por justa causa ou tenha que fazer um conserto inesperado em seu carro, a reserva de emergência serve para você pagar esses gastos e não precisar se endividar. Com ela fica muito mais fácil adquirir estabilidade financeira e se transformar num investidor, com o dinheiro trabalhando para realizar seus sonhos.

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Confira também nossos E-Books Exclusivos e nosso Canal no Youtube.

Sobre a autora

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional e são retiradas do material disponibilizado pelas instituições envolvidas. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?