VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Banco ou Corretora? Qual é Melhor para Investir?

Entenda as diferenças e saiba onde seu dinheiro pode render mais

0 140

Banco ou Corretora? Qual é Melhor para Investir?

A cada ano mais brasileiros entram no mundo dos investimentos, na busca de obterem ganhos e protegerem suas reservas do efeito de perda do poder de compra causado pela inflação. Mas, neste momento, surge o questionamento: “ banco ou corretora ? Eis a questão”. Por este fato, nós iremos apresentar as características de cada um e eleger qual é o melhor para investir.

Investindo por um banco

É fato que investir por um banco é muito mais prático e cômodo, principalmente, o que você mantém sua conta corrente, visto que, seus recursos já estão disponíveis para serem investidos, sem a necessidade de transferências para outras instituições e custos adicionais provenientes de DOC ou TED.

Para quem tem um capital menor, o atendimento nos bancos acaba sendo mais dedicado. Porém, isso não é pelo fato do seu gerente vê-lo como diferenciado. Mas porque os bancos comerciais têm metas e, trabalhar os pequenos clientes podem trazer bons resultados nos seus objetivos.

Devido a essas metas, os gerentes de bancos têm o costume de oferecer aos seus clientes produtos financeiros com baixos rendimentos. Até mesmo vendem títulos de capitalização como se fossem produtos de investimento. E, nós sabemos que não são.

No entanto, investir através de um banco oferece muito mais desvantagens do que vantagens, dado que, sua carteira disponível para investimentos é muito menor, sem muitas opções, principalmente no mercado de Renda Fixa. No mercado de Bolsa de Valores, os bancos costumam cobrar altas taxas de corretagem e administração, que reduzem consideravelmente os ganhos e rendimentos.

Investindo por uma corretora

Ao investir em uma corretora, o principal incômodo é o fato de ter que transferir recursos da sua conta corrente para a conta da corretora. Em muitos casos, isso gera custos oriundos do DOC ou TED. No entanto, este custo é compensado por várias outras vantagens que os bancos comerciais não conseguem ofertar aos seus clientes.

Para quem é mais conservador e gosta de investir em Renda Fixa, as corretoras oferecem ótimas opções de CDB, porque tem acesso à certificados de depósito bancários de vários bancos, onde na maioria das vezes, os retornos são mais elevados, por se tratarem de bancos menores e que ofertam melhores remunerações ao investimento. Essa regra vale também para LCI e LCA, dado o fato que as corretoras têm uma arquitetura aberta, com acesso a ofertas de títulos de vários bancos.

Na Renda Variável as vantagens são por conta das tarifas mais baixas quando comparadas às cobradas pelos bancos comerciais. Nas corretoras, as taxas de corretagem e administração são bem mais em conta. Além disso, as plataformas de negócios são melhores desenvolvidas.

A maioria das corretoras oferecem informações de mercado sempre atualizadas, com dicas valiosas a todo investidor. Elas promovem webinars com profissionais renomados e dispostos a contribuir de forma positiva no incentivo a melhores retornos aos investidores.

Conclusão

Na medida em que o investidor vai adquirindo maturidade nos investimentos, acaba percebendo que investir por meio de uma corretora é muito melhor, pois, oferece melhores opções e custos mais baixos. Um investidor que possui mais experiência está mais atento e sensível aos custos de operação e o impacto que isto traz em seus investimentos. Se por um lado operar por bancos pode trazer mais comodidades, os impactos financeiros são muito negativos. Já as corretoras proporcionam um ambiente de investimentos mais sofisticados, com custos controlados e melhores retornos aos seus investidores.

Logo, a resposta ao dilema entre Bancos versus Corretoras é: invista por meio de uma corretora. Seus rendimentos serão melhores. Além disso, você poderá contar com uma plataforma mais completa e com excelentes opções de onde investir. Tudo isso, independente se o seu perfil é conservador, moderado ou arrojado.

 

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Confira também nossos E-Books Exclusivos e nosso Canal no Youtube.

Sobre a autor

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro,Flávio de Oliveira é sócio e assessor de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional e são retiradas do material disponibilizado pelas instituições envolvidas. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?