VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

A importância da Educação Financeira

Conheça a importância da educação financeira

0 55

A importância da Educação Financeira

Hoje veremos a importância da Educação Financeira e como aplicar no nosso dia-a-dia.

Educação Financeira

A educação financeira é um processo primordial para saber como ganhar dinheiro. É pensar nos hábitos econômicos de forma consciente, para auxiliar na administração das finanças pessoais, e assim conquistar uma melhoria na qualidade de vida a curto e longo prazo.

A educação financeira é importante para o bem-estar econômico porque, uma vez dominada, passará a fazer parte da sua rotina. Será tão comum e intrínseco a você que saber como economizar dinheiro não vai ser uma preocupação extra, e sim um processo automático da vida diária. Diferentemente do que pode parecer, obter educação financeira não é impossível, e através de pequenas mudanças diárias em casa já é possível transformar sua vida.

Mude seus hábitos de consumo

Um dos maiores perigos para a economia doméstica são aquelas “pequenas” compras. Compras essas, normalmente feitas por puro impulso. Toda vez que desejar comprar algo, anote em uma lista de vontades e deixe-a ali por um tempo. Se não voltar a ter interesse nele depois de algum período, é porque seria um item supérfluo e desnecessário. Caso contrário e ainda quer comprar, faça uma pesquisa de preço para encontrar o menor valor e certifique-se que a compra não vai afetar o resto do seu planejamento. Pesquise!

A questão não é parar de comprar completamente, e sim ter controle do que gasta para conseguir o equilíbrio para a boa qualidade de vida presente e futura. Outra dica para isso é se politizar para toda vez que fizer uma compra maior, colocar 10% do valor na poupança. Por exemplo, se comprar um tênis de 500 reais, terá que aplicar mais 50 reais na sua reserva. Dessa forma, você será mais consciência dos seus atos.

O desapego também é um bom hábito para aderir. Se tiver itens guardados em bom estado, mas que não são úteis, coloque-os para venda em brechós ou plataformas online. Com isso, evita acúmulo material e ainda economiza para novas compras.

Respeite seus limites financeiros

Não viva no limite da sua renda mensal. Dedique-se a separar sempre uma parcela, todo mês, para seus investimentos, seja bolsa de valores, tesouro direto, LCI, LCA, CDB, ou até bitcoin.

Conheça sobre todas as opções de onde investir, descubra o ideal para você e faça um compromisso em aplicar mensalmente. Tente sempre guardar um valor fixo, viva como se seu salário fosse menor mesmo, e a obrigação de poupar se reverterá em lucros no futuro.

E vale lembrar que a ideia não é investir para tirar os lucros todo mês, e sim deixá-los guardados. Dessa forma, você pode gerar um efeito de bola de neve em longo prazo. Isso é o que chamamos de ”juros sobre juros”.

Invista no seu aprendizado

O melhor investimento é em conhecimento. Não se esqueça disso.

Ter consciência financeira envolve ter conhecimento. Separe um tempo por semana, nem que sejam 30 minutos, para ler sobre mercado financeiro, seja em livros, jornais ou blogs, e adquira informações constantemente. É uma iniciativa que com o tempo se reverterá em sabedoria em como investir dinheiro, além de aprimorar suas técnicas para economizar.

Quanto mais você entender de investimentos, mais tranquilamente irá investir.

Continue aprendendo

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos,e conheça o nosso Canal no Youtube.

Conheça também o nosso Programa VC Investimentos e confira os principais relatórios e informações a respeito de Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimentos (Renda Fixa, Multimercados, Ações), Fundos Imobiliários, COEs, Investimentos no Exterior, Previdência Privada, Seguros, Ações (com foco no longo prazo) e montagem de carteira. Para saber mais, clique aqui.

Sobre a autora

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

Fale com a gente e tire suas dúvidas: Contatos Zahl

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?