VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

6 fatos curiosos sobre o Dólar

Confira fatos curiosos da principal moeda do planeta

0 375

6 fatos curiosos sobre o Dólar

A moeda da maior economia do mundo, o Dólar, passou a ganhar a força que possui hoje desde os Acordos de Bretton Woods, em 1944. Embora já tivesse influência antes, o Dólar passou a se relacionar diretamente com as moedas de outros 45 dos mais ricos países do mundo. Além claro, de hoje ser uma forte reserva de valor, assim como o ouro. A moeda que serve como balança monetária para todo o planeta tem uma rica história e algumas curiosidades que você vai gostar de saber. Por isso, conheça 6 fatos curiosos sobre o dólar dos Estados Unidos.

1 – Quase 700 milhões de Dólares são impressos diariamente

O Bureau of Engraving and Printing, equivalente à Casa da Moeda, é responsável pela produção de aproximadamente 37 milhões de cédulas todos os dias. Considerando os diferentes valores de cada papel, são impressos cerca de 700 milhões de dólares diariamente.

É muito dinheiro, não é mesmo? Entretanto, apenas 5% deste montante é dinheiro injetado no mercado. Isso varia conforme a demanda da política monetária. As outras quase 95% das cédulas são destinadas apenas à reposição de notas descartados pela instituição.

2 – Os Estados Unidos já tiveram centavos de papel

Os Estados Unidos possuem uma economia gigantesca e quase irretocável, mas nem sempre foi assim. Nos tempos da Guerra Civil Americana (1861-1865), o Bureau of Engraving and Printing teve que fabricar cédulas de 5, 10 ou 25. Além das impensáveis notas de 50 cents.

O motivo é simples: pessoas juntavam moedas para derretê-las e usar sua matéria prima (níquel, cobre, prata e etc). Deixando assim, a economia do país quase sem moedas de metal.

3 – A moeda americana é feita com uma mistura de papéis e tecido

O dinheiro de papel americano tem mais matéria prima em sua composição. É adicionada à mistura um composto formado por algodão e linho, dando mais resistência e durabilidade ao dinheiro.

4 – Os Estados Unidos já tiveram cédulas de 100 mil Dólares

Quem é um pouco mais experiente deve se lembrar das notas de 50 mil e 100 mil cruzeiros que já circularam em nosso país. Os Estados Unidos também tiveram cédulas enormes em valor! Entretanto, enquanto no Brasil a moeda de “alto valor” foi provocada pela inflação, nos EUA as super cédulas serviam para ser trocadas pelo equivalente em ouro. Desde 1969, a nota de maior valor a circular na economia americana é a de 100 dólares.

5 – Uma nota de dólar pode durar de um a nove anos

As cédulas do Dólar podem ter uma durabilidade de até 9 anos em circulação no mercado. De acordo com o Federal Reserve, o Banco Central Americano, notas de 1 dólar duram um ano e meio, com vida útil crescente até 9 anos, que é a longevidade média de uma cédula de 100 dólares. A matéria prima é a mesma, mas como notas de USD 1 circulam muito mais, possuem um desgaste bem maior.

6 – O Brasil já teve um “mercado clandestino” de Dólares

Esta é uma curiosidade que diz mais respeito à nossa economia do que ao Dólar propriamente dito. Nos tempos de inflação altíssima antes do Plano Real, muitos brasileiros começaram a negociar Dólares de forma clandestina para os mais variados fins, até mesmo para compras no supermercado. O mais curioso é: o mercado clandestino era tão comum que a cotação informal era informada no Jornal Nacional!

Hoje em dia, o dólar só pode ser vendido em casas de câmbio e negociado por dealers autorizados pelo Banco Central.

 

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado das novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Confira também nossos E-Books Exclusivos, incluindo nosso E-Book ”Como investir no Exterior” e nosso Canal no Youtube.

Sobre a autor

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Flávio de Oliveira é sócio e assessor de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional e são retiradas do material disponibilizado pelas instituições envolvidas. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?