VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Como ser um trader de sucesso

Entenda o que você precisa saber para ter sucesso na Bolsa

0 694

Como ser um trader de sucesso

Durante todos esses anos de mercado, uma das perguntas que mais me fizeram foi: como ser um trader de sucesso ? Se você chegou até este texto pensando que vamos ensinar a fórmula para você ganhar dinheiro na bolsa de valores, em parte você está certo.

Contudo, não pense que se trata de uma fórmula que dispensa dedicação, disciplina e controle emocional. Pense no trader como um empreendedor que corre riscos, tal como um empresário que atua no mundo dos negócios. Fique conosco e saiba, a seguir, algumas das estratégias mais importantes para se obter sucesso com suas operações na B3.

O que é ser um trader?

Objetivamente, trader é um agente ativo que investe no mercado financeiro, vivendo, muitas vezes, do lucro de suas operações. Ainda que não seja uma regra, ele precisa entender, minimamente, de matemática e de economia e saber a mecânica de funcionamento da bolsa de valores, assim como também dominar boas estratégias. Do contrário, as chances dele obter sucesso é mínima.

Estratégias de sucesso matadoras

Agora que você sabe o que é ser um trade, está pronto para aprender as principais estratégias de sucesso que têm levado muitos investidores a obterem grandes lucros em suas operações.

Investimento somente à base da racionalidade

Como primeira regra do jogo do mercado de ações: nunca invista à base de impulso emocional. Quando o mercado apresenta pequenos sinais de melhora, muitas vezes o investidor é levado por esse momento e acaba apostando. Lembre-se, porém, que para quem atua na bolsa de valores não se deve fazer apostas vagas, mas sim aplicar dinheiro a partir de sinais lógicos estudados. Controle emocional é essencial para quem opera nesse mundo.

Aprenda a se desligar do mercado para evoluir como trader

Quando os especialistas dizem frequentemente que é necessário controle emocional e disciplina, eles não estão de brincadeira. Aprender a se desligar do mercado de ações no momento exato é essencial para revigorar as energias e repensar aquelas estratégias que não deram certos.

No entanto, o que acontece é o inverso. Quando um investidor tem perdas no Day Trade, ele fica remoendo e pensando que poderia ter feito isso ou aquilo e a chance dele investir sem pensar direito no dia posterior é grande, considerando o fato de que ele não aceita o prejuízo, como qualquer outra pessoa. Portanto, é preciso descansar e identificar, despindo-se da emoção, as falhas e ajustá-las, visando recriar uma estratégia à base da razão. Aprender com os erros é muito importante para que o trader evolua e se torne bem-sucedido.

Busque encontrar padrões repetidos e lucrativos e cruze com indicadores e dados históricos

Apesar da observação ser cara nos dias atuais, ela pode nos ensinar e muito, sobretudo quando operamos na bolsa de valores. Invista uma parcela do seu tempo apenas observando os gráficos, visando identificar padrões que sejam lucrativos e repetidos.

Identificar os padrões é o primeiro passo. Depois disso, deve-se aplicar indicadores sobre eles e validar essa estratégia a partir de dados históricos dos lucros obtidos. Uma das melhores de encontrar padrões é a utilização da Análise Técnica ou Gráfica. Através dos gráficos, você encontrará pontos precisos para a entrada e saída das suas operações.

Aprenda a dizer não quando é necessário

Trata-se de uma estratégia que visa coibir o impulso emocional do trader diante de operações seduzentes. Lembre-se da primeira dica, controlar a emoção é essencial e agir só se for à base da lógica. Aprenda com um dos melhores investidores do mundo, Warren Buffet. Como ele próprio disse, “A diferença entre pessoas de sucesso e pessoas de muito sucesso é que as de muito sucesso dizem não a quase tudo”.

Continue aprendendo

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos,e conheça o nosso Canal no Youtube.

Conheça também o nosso Programa VCI na Bolsa de Valores e confira na prática, como especular na Bolsa de Valores.. Para saber mais, clique aqui.

Sobre a autor

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Flávio e Oliveira é sócio e assessor de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

Fale comigo e tire suas dúvidas: [email protected] ou (11) 4063-1553. Se preferir, fale comigo pelo WhatsApp, clicando aqui.

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?