VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Guia básico sobre como comprar ações

Saiba como é fácil comprar ações na B3

0 180

Guia básico sobre como comprar ações

Na hora de escolher a melhor opção de investimento é necessário levar em consideração vários fatores, como: valor da aplicação inicial, rentabilidade, liquidez, riscos entre outros. Pensando nisso, escrevemos esse guia básico sobre como comprar ações na B3.

Para fazer essas análises é preciso pesquisar sobre cada tipo de investimentos disponíveis no mercado. Entre as opções de melhor rentabilidade estão as ações.

Existem empresas de capital fechado e empresas de capital aberto. As de capital aberto são aquelas em que você pode adquirir suas ações disponíveis na Bolsa de Valores e se tornar sócio da empresa.

Isso quer dizer que ao negociar as ações na Bolsa de Valores, você está se tornando proprietário de uma pequena parcela da empresa, o que te dá acesso a alguns direitos, como receber dividendos, por exemplo.

Por onde começar?

O primeiro passo para comprar ações é entender bem sobre o mercado, pesquisar detalhadamente como andam as ações da empresa que você pretende investir e saber que podem existir momentos bons e momentos ruins para qualquer empresa.

Depois disso, você deve abrir uma conta em uma corretora através do preenchimento de um formulário online. Lembre-se: antes de escolher uma corretora verifique como são seus serviços e os valores cobrados. Isso vale para taxas de corretagem e custódia.

Após finalização do cadastro, você deve aguardar o retorno da corretora para saber se foi aprovado ou não. Esse processo, porém,  costuma ser bem rápido. Sendo aprovado, a corretora te envia todos os dados para acesso ao seu home broker, que é o sistema de negociação via internet.

Como fazer o investimento e como funcionam as taxas?

Antes de efetuar sua primeira compra no home broker, você precisa transferir o dinheiro da sua conta bancária para a sua conta da corretora (que foi criada no ato da aprovação do cadastro). Essa transferência pode ser feita por TED, DOC ou transferência entre contas. Verifique qual é a forma mais vantajosa para você em termos de taxas e facilidade.

Com a transferência feita, você já pode começar a comprar suas ações. Você irá abrir a plataforma e entrar no seu home broker para ter acesso ao terminal de operações.

Além da plataforma online, você pode fazer suas ordens de compra também através do telefone. Basta ligar para sua corretora, informar seus dados e a operação que deseja realizar.

As taxas de corretagem podem ser fixas ou variáveis. As fixas são estipuladas pela corretora, segundo uma tabela, independentemente do valor da operação. Já as variáveis são proporcionais aos valores investidos.

Existe um investimento mínimo?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não existe um valor mínimo para começar a investir em ações. Porém, existe um valor ideal para você começar a ter retornos mais expressivos e que cubra os custos das taxas.

É importante avaliar quanto pagará de taxa na operação para que esse valor não comprometa mais do que 1% do valor que você investiu.

Além de todas essas orientações, vale lembrar que para ter sucesso no mercado de ações é fundamental acompanhar os números das empresas que você se associou diariamente e estar atento aos riscos de desvalorização e de liquidez.

Continue aprendendo

Investir em ações é simples, mas exige cuidados. Estude antes de investir e tenha uma assessoria ou consultoria de usa confiança.

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos,incluindo o E-Book Como Investir em Ações. Conheça também o nosso Canal no Youtube.

Sobre o autor

Com 15 anos de experiência no mercado financeiro, Tiago Prux é Diretor de Relacionamento com Cliente da Capitalizo Consultoria Financeira e articulista da VC Investidor.

Fale comigo e tire suas dúvidas: [email protected] ou 4003-9127 (para todo Brasil)

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional e são retiradas do material disponibilizado pelas instituições envolvidas. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?