VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

Vale a pena investir em um IPO?

Saiba como participar das ofertas públicas de ações

0 687

Vale a pena investir em um IPO?

Você sabia que é possível comprar uma ação que está ingressando na Bolsa de Valores? Confira nesse artigo se vale a pena investir em um IPO.

Quem é a B3?

A bolsa de valores é uma empresa que concentra a venda de ações de várias empresas de todo o país. No Brasil, a bolsa (B3 – Brasil, Bolsa, Balcão) fica em São Paulo. Ela é responsável por administrar as operações e transações de todos os acionistas das empresas listadas.

Empresa nova na área!

Sempre que uma empresa nova é listada na bolsa é realizado um evento chamado “IPO”. É a primeira oferta de ações desse empreendimento e serve para captar recursos para a empresa que estreia na lista do pregão. Normalmente, os IPOs arrecadam alguns milhões de reais, um impulso importante para um negócio que está abrindo seu mercado com a finalidade de crescer mais. Contudo, algumas aberturas de mercado dão mais dinheiro que outras.

É nessa hora que o investidor precisa usar seu faro e conhecimento. Fatores a considerar: conhecimento sobre o passado da empresa, seus processos, gestores e estatísticas. Como a empresa enxerga seu futuro e seus relatórios financeiros. Como o dinheiro do IPO deverá ser usado?

Nesse contexto, um investidor de longo prazo, pode ser sócio de uma boa empresa logo quando ela ingressa na B3.

Especulando em um IPO

Muita gente investe em uma empresa estreante para especular, a fim de que o valor da ação suba e ele possa vender. Essa operação é a chamada ”flipagem”. Empresa estreante não é um sinônimo de sucesso e nem de fracasso, mas é preciso atenção a diversos detalhes.

Por isso, se você quer realizar essa operação, tenha muito cuidado para não se ”machucar”.

Como funciona para participar?

Antes de emitir ações na B3, as empresas precisam passar por um longo e importante processo legal. A empresa deve, por exemplo, divulgar um Aviso ao Mercado, informando que a oferta será feita.

A empresa também deve confeccionar um Prospecto. Nesse Prospecto terão, não só informações sobre a oferta e o histórico da companhia, mas também perspectivas da empresa para os próximos períodos. Isso, claro, é muito importante na análise do IPO.

Além disso, é emitido um Cronograma da Oferta.Nele constarão informações referentes a data das reservas, valores mínimo e, claro, a data e estreia das ações na B3.

Receba as informações mais importante do mercado financeiro

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente. Confira também nossos E-Books Exclusivos e nosso Canal no Youtube.

Sobre a autora

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Patricia Pereira Cezar é sócia e assessora de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional e são retiradas do material disponibilizado pelas instituições envolvidas. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?