VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

O que você precisa saber ao investir no mercado de ações

Está pensando em comprar ações? Confira essas sugestões

0 193

O que você precisa saber ao investir no mercado de ações

Não é preciso ser um investidor de sucesso para entender que o mercado de ações é a principal referência dos investimentos no atual cenário. Apesar dos riscos, a possibilidade de ganhos acima de qualquer outro tipo de produto financeiro, vem fazendo com o que o brasileiro volte a investir em ações. Ou que pelo menos tenha interesse em conhecer mais o mercado. Por isso, hoje vamos falar a respeito de alguns pontos importantes que você precisa saber ao investir no mercado de ações .

Defina seu perfil

Assim como na renda fixa, é possível ter um perfil mais conservador neste tipo de mercado de ativos. O perfil mais conservador é uma boa estratégia para quem está começando. Um bom exemplo seria investir em ações de empresas que pagam bons dividendos. Além disso, recomenda-se sempre começar com um percentual pequeno do capital em ações. E não esquecer, claro, de diversificar.

Já os perfis moderados e agressivos já têm outras abordagens, como por exemplo, fazer operações de prazos mais curtos. Nessa categoria incluímos as famosas operações day-trade. Nesse tipo de operação, a compra e venda são feitas no mesmo dia.

Por isso, antes de investir entenda qual seu objetivo. Você pode criar patrimônio ao longo dos anos ou efetuar operações buscando ganhos rápidos.

Conheça os demonstrativos

Se você quer ser sócio de empresas, este fator é básico para quem quer investir em ações. Saber se a empresa gera lucro ou se tem um bom retorno sobre o patrimônio é muito importante.

Além disso, empresas com baixo endividamento costumam ser mais seguras. É importante também que você conheça quem gerencia as empresas e quais são os planos futuros da companhia. Ser sócio é bom, mas exige acompanhamento.

Bolsa de valores é trabalho, não cassino

Se quer ter retornos efetivos com o mercado de ações, então considere isso como um trabalho.Mesmo que você já tenha um ou mais. Isto porque alguns investidores que estão iniciando acreditam que a volatilidade do mercado é aleatória e, quem ganha mais, tem os melhores palpites. Elimine completamente isso da sua cabeça.

A bolsa de valores é um complexo segmento de compra e venda de títulos de uma empresa e tudo que a circunda é relevante para determinar qual ativo deve ser comprado. Se buscar comprar ações sem estudo, análise de gráficos, composições, demonstrativos, balanços, entre outros indicadores, estará sujeito a perdas ou ganhos irrisórios. Por isso, não caia nesse cilada. Estude muito e aumente as suas chances de ganho.

Estratégia e paciência

Não há como obter lucros exorbitantes sem estratégia e paciência no mercado de ações. Isto porque se você não conhecer os principais conceitos estará atrasando seu sucesso.

Trace uma estratégia e siga ela afinco. Dessa forma, mesmo que os resultados não sejam os melhores no primeiro momento, irá te mostrar como funciona o mercado de ações. Assim, você avança etapas na bolsa de valores e pode traçar novas estratégias. Por isso sempre tenha paciência e cautela.

Continue aprendendo

Quer aprender mais a respeito do investimento em ações? Cadastre seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Aproveite e baixe GRÁTIS nossos E-Books Exclusivos (incluindo o E-Book  Como Investir em Ações) e conheça e inscreva-se no nosso Canal no Youtube.

Sobre a autor

Com mais de 10 anos experiência no mercado financeiro, Flávio e Oliveira é sócio e assessor de investimentos da Zahl Investimentos e articulista da VC Investidor.

Fale comigo e tire suas dúvidas: [email protected] ou (11) 4063-1553. Se preferir, fale comigo pelo WhatsApp, clicando aqui.

 

Importante: Esse material é meramente informativo e não representa oferta, análise ou recomendação de Valores Mobiliários.

VC Investidor não comercializa nenhum produto de investimento. Todas as informações aqui divulgadas são a título informativo e educacional. A VC Investidor não se responsabiliza pela precisão das informações e por quaisquer decisões de investidores. Lembrando que, rendimento passado não é garantia de rendimentos futuros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Quer ficar bem informado sempre?