VC INVESTIDOR
Invista bem seu dinheiro

7 dicas para investir na Bolsa de Valores

Confira 7 dicas que podem ajudar quem está começando a investir na Bolsa de Valores

0 74

Dicas infalíveis para quem está dando os primeiros passos

A Bolsa de Valores pode ser assustadora. São comuns as histórias de investidores que perderam muito dinheiro, mas tomando as decisões corretas, é possível minimizar os riscos e maximizar os resultados. Aqui estão 7 dicas de como investir na bolsa.

1 – É fundamental aprender.

Se você está aqui, já é um bom sinal. A bolsa de valores pode ser algo confuso, com suas inúmeras opções, além da flutuação constante do mercado. O desejo de aprender sobre como funciona é importante para ter sucesso e minimizar os riscos. Caso queira começar a aprender, conheça nossa página de E-Books e baixe o E-Book Como Investir e Ações. 

2 – Não invista tudo na Bolsa.

O mercado é inerentemente arriscado. Variações naturais, e acontecimentos imprevisíveis podem fazer com que preços subam ou desçam. Por conta disso é importante garantir que parte do seu dinheiro está aplicado em opções mais seguras, como o Tesouro Direto, por exemplo.

3 – Entenda, e respeite o seu perfil.

Na Bolsa de Valores, como em tudo na vida, é importante saber quem você é. Existem 3 tipos básicos de investidores. O conservador, que tem muita aversão a riscos. O moderado, que aceita alguns riscos, e o arrojado, que sabe lidar muito bem com riscos. Saber o que você quer e espera de uma ação, pode ajudar a escolher melhor no momento da compra, e a lidar melhor caso ocorra algum problema.

4 – Diversifique, diversifique e diversifique.

“Comprar tudo em ações da Petrobras!”. Parece uma ótima ideia, mas não é. A diversificação é o processo de distribuir os investimentos em empresas e setores independentes, de modo a diminuir os riscos. Se algo acontecer com um, não influenciam os outros.

5 – Saiba o que comprar.

Investir na ação correta é a chave para ter sucesso. No momento de comprar uma ação, avalie se as características da empresa estão de acordo com os seus objetivos. Uma empresa buscando tomar riscos e ser agressiva pode não estar de acordo com um perfil mais conservador. Procure também sobre o histórico e o futuro administrativo. Se a empresa tem lucro, é bem administrada e tem uma boa chance de crescimento, as chances de ser uma ação valiosa são grandes.

6 – Saiba a hora de vender.

Não entre em pânico. Um erro muito comum em investidores é vender ações assim que o mercado sofre uma pequena queda por conta do medo de perder dinheiro. Isso não é correto. A hora certa de comprar e vender geralmente é um pouco mais complicada do que parece. Entre com o seu e-mail, para que possamos enviar mais dicas sobre a hora certa de comprar e vender.

7 – Não tenha medo de pedir ajuda.

A não ser que você seja um gênio do mercado de ações, é importante pedir ajuda. Corretoras e empresas de consultoria contam com especialistas, que têm experiência e sabem como o mercado se comporta. Além disso, a internet é cheia de informações e pessoas prontas para ajudar.

A bolsa de valores é um mercado complexo e arriscado. Porém, a longo prazo e com as decisões corretas, ela oferece recompensas maiores do que investimentos de renda fixa. Vale o risco.

Conclusão

Seguindo esses 7 passos, você aumenta e muito suas chances de sucesso na Bolsa de Valores e minimiza os riscos de forma considerável. Além dos E-Books e outros artigos falando a respeito do investimento na Bolsa de Valores, confira o nosso Curso Introdução à Bolsa de Valores, que está em uma playlist no nosso Canal do Youtube. 

Não esqueça de cadastrar seu e-mail para ficar atualizado com as novidades do mercado financeiro. Se ficou com alguma dúvida, fale com a gente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Quer ficar bem informado sempre?